Viver Bem
Como fortalecer os laços entre mães e filhos
Em comemoração ao Dia das Mães, veja algumas dicas para transformar os dias em momentos inesquecíveis e deixar a relação mais leve, gostosa e divertida!
O dia já começou agitado. A despertador tocou, mas o cansaço ou a preguiça fez a criança ficar na cama um pouco mais. Preparar a lancheira e o café da manhã, ao mesmo tempo que tenta acordar o pequeno, não será fácil. No entanto, realizar todas essas tarefas ao mesmo tempo já virou rotina de muitas famílias. Mas como fazer com que a correria do dia a dia não tire a vontade de compartilhar momentos divertidos com os filhos? Como as mães – inclusive aquelas que vivem jornada dupla – podem transformar pequenas situações em grandes momentos ao lado deles?
O afeto é a base para estabelecer os vínculos familiares e fortalecer as relações. Os cuidados do dia a dia não só são fundamentais para o desenvolvimento saudável, mas também para que eles cresçam emocionalmente seguros e respeitados. Veja algumas dicas para estreitar as relações e fazer com que o dia tenha momentos prazerosos, mesmo após uma longa jornada de trabalho. E lembre-se: deixe o celular de lado e aproveite cada minuto ao lado dos pequenos.
Ler
Reserve alguns minutos antes de a criança ir dormir para ler uma história. Essa simples atividade ajuda a fortalecer o vínculo familiar, colabora para desenvolver a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Além disso, ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções, auxilia no desenvolvimento da empatia, ajuda a minimizar problemas comportamentais e melhora a qualidade do sono.
Brincar
Reserve 30 minutos do dia para brincar com o seu filho e deixe que ele escolha a brincadeira. Os benefícios vão além da diversão. Ao brincar, a criança experimenta sentimentos, aprende sobre regras e é estimulada a usar a imaginação. Ao incentivar as brincadeiras, os pais contribuem com desafios, a criança passa também a descobrir suas preferências, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e consciente. É por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo, além de contribuir para a construção de laços afetivos.
Passeio surpresa
O fim de semana chegou e, com certeza, as crianças querem muita diversão. Que tal programar um passeio diferente? Fazer uma trilha, ir a um parque ecológico, passear de bicicleta, ir ao teatro ou fazer um piquenique? Atividades não faltam para transformar o fim de semana em dias divertidos e ajudar pais e filhos a saírem da rotina.
Almoço divertido
As crianças adoram quando se sentem importantes e, certamente, gostam de saber que podem ser úteis. Convidá-las para preparar o almoço de domingo, por exemplo, pode se tornar um momento divertido, além de ajudar na construção da autonomia e da autoconfiança.
Atividades esportivas
Escolha uma atividade que possa fazer junto com o seu filho. Além da companhia, vocês terão mais tempo juntos seja para se exercitar, conversar ou se divertir. Natação, dança, ginástica, tênis e yoga são algumas opções de atividades que podem ajudar a gerar mais afeto e a estreitar os laços afetivos.
Cinema em casa
Escolha um dia da semana para fazer uma sessão de cinema em casa. Prepare a pipoca e aproveite o momento. A interação será automática, mas, para isso, é preciso se desligar totalmente de eventuais problemas ocorrido no dia, bem como do celular. Esteja presente e se entregue a esse momento.
Atividades artísticas
A possibilidade de criar faz com que a criança se sinta capaz, além de encorajar e estimular a criatividade. Ter a companhia dos pais nesses momentos eleva a autoestima e gera interação com as crianças. Vocês podem criar brinquedos ou objetos de acordo com a faixa etária. Na internet há inúmeras inspirações.
Acampamento
Acampar não permite apenas que a família se encante com as belezas naturais do lugar escolhido para a aventura. Além de ajudar a estreitar os laços com os filhos, acampar é divertido, ensina sobre responsabilidades, a criança irá aprender sobre respeito ao meio ambiente, poderá fazer brincadeiras ao ar livre e terá mais entendimento sobre a importância do convívio social.