Seris promove reencontro entre mãe e filho durante festa do Dia das Mães
Mais do que uma data especial, o Dia das Mães não será o mesmo para a reeducanda Maria Helena Teixeira. Cumprindo pena no Presídio Feminino Santa Luzia há 14 anos, a custodiada não encontrava seu o filho Everton Teixeira desde quando ele foi preso, há 8 anos. Mas, para sua surpresa, nesta semana ela matou a saudade em um momento cheio de emoção.
O reencontro, que fez parte das comemorações alusivas ao Dia das Mães, ocorreu na Fábrica de Esperança, no Complexo Penitenciário Alagoano, em Maceió. A iniciativa da Gerência de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL) da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) foi dirigido às internas trabalhadoras. Elas receberam cartas e assistiram vídeos com depoimentos dos filhos e das genitoras.
A reeducanda Maria Helena Teixeira fala sobre o reencontro proporcionado pela Seris. "Apesar da situação pela qual estamos passando, foi muito bom ter esse contato com meu filho. Sem dúvidas, esse foi um dos dias mais felizes da minha vida", salienta a mãe de Everton Teixeira.
Everton Teixeira, por sua vez, afirma que o reencontro gera tranquilidade familiar. "Muitas vezes não percebemos a importância de ter uma mãe e nem valorizamos o contato diário. Agradeço por essa chance, pois é uma forma de reequilibrar os sentimentos e ser ressocializado", conclui o apenado.
A gerente de Educação, Produção e Laborterapia, agente penitenciária Andréa Rodrigues, lembra que Alagoas foi o primeiro Estado a assinar a Política de Atenção à Mulher Presa e Egressa do Sistema Prisional, uma conquista que importante que tem sido honrada pela pasta. A gestora lembra que o amor, aliado às oportunidades de educação e trabalho, muda a vida das internas.
"O Dia das Mães é um momento especial e algumas mães irão passar esse dia longe dos filhos ou das próprias mães. Por isso, buscamos resgatar os valores e vínculos familiares para levar mais amor e esperança para a vida das apenadas. Dessa forma, criamos alternativas para que as internas retornem ao convívio social ressocializadas", disse Rodrigues.
O chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel PM Gustavo Maia, ressalta a renovação da esperança. "O cárcere é uma oportunidade de reflexão sobre os motivos que levaram a cometer o delito. Por isso, é importante que elas agarrem as oportunidades, nutrindo a expectativa de uma nova realidade quando saírem do sistema prisional", afirma.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 28 anos é morto a tiros no Cleto Marques Luz, em Maceió
Davi Davino Filho soma 34% entre primeiro e segundo votos para o Senado
Artistas representam Lagoa da Canoa em exposição regional de mestres e artesanato
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
