Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Claudemir Calixto

Prefeito de Teotônio Vilela anuncia suspensão das aulas para conter riscos de contaminação da Covid-19 no município.

Alunos ainda devem ir às escolas nesta quarta-feira (18), para receber informações sobre a paralisação e orientações sobre o coronavírus

18/03/2020 00h12
Prefeito de Teotônio Vilela anuncia suspensão das aulas para conter riscos de contaminação da Covid-19 no município.

O Prefeito Joãozinho Pereira (MDB) anunciou, na noite desta terça-feira (17) por meio de sua rede social, que o município de Teotônio Vilela irá suspender as aulas da rede pública a partir desta quarta-feira (18), em virtude das recomendações do Ministério a Saúde pra a contenção do coronavírus.

O prefeito disse ainda que o período de suspensão não foi definido: “não temos ainda previsão se será uma semana, se será duas semanas. Iremos estar conversando com cada um de vocês assim que for necessário. A gente virar através das redes sociais, dos grupos de WhatsApp conversando com você pra que você possa se sentir seguro, tranquilo, que agora é hora de agir com calma e serenidade para que a gente possa ajudar o nosso país enfrentar esta questão dessa pandemia do coronavírus”, disse Pereira.

Joãozinho frisou, dirigindo-se aos alunos, que não se trata de férias, e que é necessário que eles fiquem em casa. Ele acrescentou que é importante que nesta quarta-feira, os alunos ainda compareçam às escolas para receberem orientações sobre a decisão da suspensão das aulas, bem como, informações sobre a pandemia. Na sua fala, o prefeito destacou a importância da preocupação com as pessoas do grupo de risco, como os idosos.

Embora não tenha sido compreendida por boa parte da população, e tenha gerado medo em muitas pessoas, a decisão do prefeito se baseia em protocolos que estão sendo seguidos por grande parte dos países como medidas profiláticas contra a disseminação da Covid-19.

Ainda que não exista nenhum caso suspeito no município, há a confirmação por parte do Ministério da Saúde que a contaminação é feita de modo muito rápido. Para se ter uma ideia, nesta segunda-feira (16), Alagoas registrava um caso confirmado, de contaminação, e 16 casos suspeitos, nos quais os prováveis infectados já tinham sido isolados.

Do total de suspeitos de infecção, 15 foram quarentemados em Maceió, e um em Arapiraca. Na tarde desta terça-feira (17), esse número passou para 34 casos suspeitos, segundo atualização do Ministério da Saúde. O estado se mantém com apenas 1 caso confirmado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que a pessoa não esteja se sentindo mal, pode infectar alguém por até 14 dias. Por isso, é preciso respeitar o período de duas semanas após o fim dos sintomas. Visitas não são permitidas. A instituição disse que as ações de contenção e medidas restritivas são fundamentais para reduzir a pandemia.

"Precisamos de comprometimento político no maior nível porque essa pandemia não é só do setor da saúde, ela afeta todos os setores do governo. Os governos devem ser capazes de mobilizar a sociedade. Essa resposta depende de todos. É assim que podemos deter o vírus", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em pronunciamento feito na segunda-feira (16).

 

Joãozinho Pereira destacou que é preciso se prevenir, e disse que os vilelenses devem ficar atentos em relação as pessoas que chegam de viagem, já que Teotônio Vilela é uma cidade migratória, e recebe muitas pessoas de São Paulo e Minas Gerais.

Sobre os alunos mais carentes, o prefeito afirmou que medidas estão sendo estudadas para a distribuição de kits de merendas aos alunos uma vez por semana, durante o período de suspensão das aulas.

Na noite de segunda-feira (16), o prefeito havia divulgado um primeiro vídeo informando que vários eventos da educação já tinham sido cancelados, bem como a Festa de São José, do bairro Gerais, para conter aglomeração de pessoas. No vídeo, o Joãozinho afirmou que não era hora de parar as aulas. Porém, na tarde desta terça-feira (17), o gestor mudou a postura em atenção as recomendações dos órgãos oficias de saúde do país.

 

Assista ao vídeo:

 

Sobre o blog

Comunicador, cronista, poeta e contista alagoano. Cofundador do coletivo artístico Projeto PAIOL. Graduando em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. 

Arquivos