Alagoas terá centro de testagem do Covid-19
Resultado dos casos suspeitos deve sair em 48 horas
A partir desta quinta-feira (19) o estado de Alagoas ganha um centro próprio de testagem para o covid-19, o coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (17).
“Já temos 960 kits e o Ministério da Saúde já nos garantiu que irá mandar mais para o Estado”, disse. Com o centro, os testes não precisarão ser mais encaminhados para São Paulo e deverão sair em até 48 horas.
Uma equipe foi treinada pelo Ministério da Saúde e deve fazer os testes através do Lacen. “O cidadão não deve ir para o laboratório. O paciente vai para a unidade de saúde e caso o médico ache necessário pede o exame. O dado
Renan Filho lembrou do decreto que já foi publicado. “Mandei um ofício à Anvisa ratificando a proibição de cruzeiros marítimos em Maceió”.
Além disso, um comitê irá fiscalizar a verba federal que foi encaminhada para o Estado com membros do MPE, MPF, Sesau, Conselho Estadual de Saúde e Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde.
As empresas de transporte público devem ampliar a limpeza dos seus veículos, além de disponibilizar álcool, luva e máscara para os seus funcionários.
Aeroporto, Terminais Rodoviários e o Porto também serão alvos de ações com distribuição de kits para os funcionários. “Estamos recomendando o fornecimento de álcool em gel nesses lugares”, disse o governador.
Sobre o fechamento de fronteiras o governador disse que depende da evolução da pandemia. “Não tem sentido que nesse momento, as pessoas deixem de circular aqui, mas essas medidas estão sendo reavaliadas todos os dias dependendo da situação. Pessoas que vierem dos demais estados onde o vírus já circula livremente se apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde”.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, reforçou que 105 leitos estão sendo instalados para receber possíveis casos de coronavírus.
Material para os profissionais da Saúde
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, também estava na coletiva e foi questionado sobre a quantidade de material para os servidores das unidades de saúde da capital.
“A prefeitura tem estoque e às vezes falta a comunicação da unidade com a farmácia central e solicitar. Só de álcool em gel temos mais de 1000 unidades. Não há falta de EPI”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
