Alagoas terá centro de testagem do Covid-19
Resultado dos casos suspeitos deve sair em 48 horas
A partir desta quinta-feira (19) o estado de Alagoas ganha um centro próprio de testagem para o covid-19, o coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (17).
“Já temos 960 kits e o Ministério da Saúde já nos garantiu que irá mandar mais para o Estado”, disse. Com o centro, os testes não precisarão ser mais encaminhados para São Paulo e deverão sair em até 48 horas.
Uma equipe foi treinada pelo Ministério da Saúde e deve fazer os testes através do Lacen. “O cidadão não deve ir para o laboratório. O paciente vai para a unidade de saúde e caso o médico ache necessário pede o exame. O dado
Renan Filho lembrou do decreto que já foi publicado. “Mandei um ofício à Anvisa ratificando a proibição de cruzeiros marítimos em Maceió”.
Além disso, um comitê irá fiscalizar a verba federal que foi encaminhada para o Estado com membros do MPE, MPF, Sesau, Conselho Estadual de Saúde e Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde.
As empresas de transporte público devem ampliar a limpeza dos seus veículos, além de disponibilizar álcool, luva e máscara para os seus funcionários.
Aeroporto, Terminais Rodoviários e o Porto também serão alvos de ações com distribuição de kits para os funcionários. “Estamos recomendando o fornecimento de álcool em gel nesses lugares”, disse o governador.
Sobre o fechamento de fronteiras o governador disse que depende da evolução da pandemia. “Não tem sentido que nesse momento, as pessoas deixem de circular aqui, mas essas medidas estão sendo reavaliadas todos os dias dependendo da situação. Pessoas que vierem dos demais estados onde o vírus já circula livremente se apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde”.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, reforçou que 105 leitos estão sendo instalados para receber possíveis casos de coronavírus.
Material para os profissionais da Saúde
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, também estava na coletiva e foi questionado sobre a quantidade de material para os servidores das unidades de saúde da capital.
“A prefeitura tem estoque e às vezes falta a comunicação da unidade com a farmácia central e solicitar. Só de álcool em gel temos mais de 1000 unidades. Não há falta de EPI”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
