Politicando
Bolsonaro negocia cargos no Governo para ajudar eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara
Quatro ministros do STF votaram favoráveis pela reeleição na Câmara e no Senado
Com a possível derrota no julgamento iniciado nesta sexta-feira (04) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de reeleição para os cargos de presidente da Câmara dos Deputados e Senado Federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá negociar cargos no governo visando a disputa que acontece em fevereiro de 2021.
Bolsonaro já iniciou as articulações para oferecer cargos no governo com o objetivo de garantir a vitória do deputado federal Arthur Lira (Progressistas) para a Câmara dos Deputados.
Através de julgamento virtual, quatro ministros votaram a favor da possibilidade de que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), concorram novamente para o comando das casas.
Ao votar a favor da possibilidade de reeleição, o relator, ministro Gilmar Mendes, justificou que o Congresso deve ter autonomia para analisar seus assuntos internos. Ele foi acompanhado no voto pelos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.
Já o ministro Nunes Marques entendeu que a reeleição só é possível uma única vez, independente de ser dentro de uma mesma legislatura ou de uma nova. O voto dele impediria uma nova reeleição de Maia (já reeleito em 2019), mas autorizaria se Alcolumbre - por ter a primeira eleição em 2019.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Maragogi é finalista do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025
CCJ da Câmara pode analisar cassação de Carla Zambelli nesta terça
'Respeito meus enteados, mas penso diferente', diz Michelle
CPMI prende ex-coordenador do INSS após nove horas de depoimento Fonte: Agência Senado
Mulher é atropelada por carro perto do Marco dos Corais, na orla de Maceió
