Politicando

Politicando

Politicando

Bolsonaro negocia cargos no Governo para ajudar eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara

Quatro ministros do STF votaram favoráveis pela reeleição na Câmara e no Senado

04/12/2020 17h05
Bolsonaro negocia cargos no Governo para ajudar eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara

Com a possível derrota no julgamento iniciado nesta sexta-feira (04) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de reeleição para os cargos de presidente da Câmara dos Deputados e Senado Federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá negociar cargos no governo visando a disputa que acontece em fevereiro de 2021.

Bolsonaro já iniciou as articulações para oferecer cargos no governo com o objetivo de garantir a vitória do deputado federal Arthur Lira (Progressistas) para a Câmara dos Deputados.

Através de julgamento virtual, quatro ministros votaram a favor da possibilidade de que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), concorram novamente para o comando das casas.

Ao votar a favor da possibilidade de reeleição, o relator, ministro Gilmar Mendes, justificou que o Congresso deve ter autonomia para analisar seus assuntos internos. Ele foi acompanhado no voto pelos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

Já o ministro Nunes Marques entendeu que a reeleição só é possível uma única vez, independente de ser dentro de uma mesma legislatura ou de uma nova. O voto dele impediria uma nova reeleição de Maia (já reeleito em 2019), mas autorizaria se Alcolumbre - por ter a primeira eleição em 2019.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos