Politicando
“Índice de traição” deverá favorecer Arthur Lira na eleição para presidência da Câmara
Votação é secreta e parte dos deputados não devem seguir orientação de seus partidos

Impossibilitado de disputar a reeleição, o atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já definiu o deputado do MDB-RJ, Baleia Rossi, como seu candidato à sucessão. Ele já tem maioria e agora trabalha para que partidos de esquerda se aliem ao projeto de permanência do seu grupo político no comando da Casa.
Já o deputado alagoano Arthur Lira (Progressistas), vem ganhando o apoio de bolsonaristas e afastando cada vez mais as legendas de esquerda. Ele foi o primeiro a iniciar as negociações e oficializar sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados.
Apesar de ter o apoio do Palácio do Planalto - que tem oferecido cargos e recursos orçamentários em troca de votos -, Lira tem outro fator que deverá ser favorável para decidir a eleição para a presidência da Câmara: o “índice de traição”.
Natural no meio político, “o índice de traição” abre vantagem para Arthur Lira, já que a votação para a presidência é secreta, e muitos Deputados tendem a não seguir a recomendação de voto de suas legendas.
Embora possa ser favorável para o deputado alagoano, o fator “traição” na hora do voto é certo para as duas frentes políticas que disputam a presidência da Câmara Federal.
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados ocorrerá em 1º de fevereiro de 2021, marcando o dia da abertura da 3ª Sessão da 56ª Legislatura do Congresso Nacional.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Carreta tem carga de cerveja e refrigerante saqueada após tombar na BR-101 em Campo Alegre

Casal é encontrado morto dentro de carro em garagem de residência na cidade de Delmiro Gouveia

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações
