Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Saudades de um mestre

02/06/2021 12h12 - Atualizado em 02/06/2021 13h01
Saudades de um mestre

Um homem sério, decente, honesto, inteligente, sincero, amigo leal, conselheiro, um ser humano digno dos maiores elogios. Um cidadão respeitado e admirado por todos. O árbitro de futebol jamais seria completo se não passasse por seus ensinamentos. Nós, árbitros, tivemos a honra e o privilégio de aprender com seus conselhos e sua experiência.

Conhecedor profundo da parte burocrática da Federação Alagoana de Futebol, um verdadeiro mestre que ensinou e auxiliou árbitros consagrados na redação de súmulas de jogos. Não é à toa que chefiou a secretaria da FAF por décadas. É com muita tristeza e forte emoção que recebi a notícia do falecimento do inesquecível, do amigo que fez e sempre fará parte da história do futebol alagoano: Valfredo Oliveira.

Valfredo tinha o respeito e a admiração de dirigentes, de árbitros, de atletas, de torcedores, da imprensa, dos companheiros, dos amigos; tudo isso ele conquistou por méritos e por amor aquilo que ele mais gostava de fazer: exercer seu trabalho na FAF. Valfredo era constantemente procurado por dirigentes de equipes de futebol nas horas mais difíceis para agilizar a regularização de jogadores. Sua grandeza de caráter era inquestionável. Sua partida para um outro plano espiritual, nos deixa entristecidos, mas alegra a Deus.

Nossos corações choram, mas também nos conforta porque certamente você está em um bom lugar. Tenha certeza amigo Valfredo, que todos aqueles que tiveram a honra e o privilégio de te conhecer e que gozaram de tua amizade, sentirão tua falta. Que nossos dirigentes em um curto espaço de tempo possam lhe homenagear colocando seu nome em algum departamento ou praça esportiva, afinal, isso ainda é pouco pelo muito que você representou para todos nós e, principalmente, para o futebol alagoano.

Amigo Valfredo, você cumpriu com maestria sua missão aqui na terra. Seus ensinamentos e sua maneira de ser contribuíram por demais para o sucesso de vários árbitros de futebol de Alagoas. Você nos deixou um legado de honra e sabedoria e uma lacuna impreenchível, afinal, desde o teu afastamento da secretaria da Federação não é e jamais será a mesma.

Quando se tratava de redação de súmula você dava um show à parte. Quando tínhamos qualquer dúvida, lá estava você para nos ajudar. Você foi e sempre será o eterno guia dos árbitros de futebol de Alagoas.

Quando se ouvia uma risada gostosa, sincera e diferente nos corredores da FAF todos sabiam que você estava chegando. Sentava em seu velho birô, começava a manusear sua velha e imprescindível máquina de datilografia, acendia seu inseparável cigarro e, as vezes ficava aborrecido com aquele velho óculo que teimava em cair sobre seu nariz, mas, apesar desse e outros detalhes, você não tinha hora de parar e fazia tudo com o maior prazer e satisfação. Os arbítros dos tempos de ouro da arbitragem alagoana, sem exceção, sempre buscavam se aconselhar com você, mestre Valfredo. Por tudo isso, pelo pai, esposo, avô, tio, amigo e profissional que fostes, para você Valfredo Oliveira, com muita honra, orgulho e humildade, eu tiro o meu chapéu!

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos