Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Eleições 2022: uma espécie de avaliação que o eleitor fará das atuais administrações municipais

10/07/2021 09h09 - Atualizado em 12/07/2021 09h09
Eleições 2022: uma espécie de avaliação que o eleitor fará das atuais administrações municipais

As próximas eleições em nível estadual será uma espécie de avaliação que o eleitor fará das atuais administrações municipais, um teste de fogo para os novos prefeitos. É claro e evidente que o desempenho dos gestores nessas eleições em relação aos candidatos por eles apoiados, servirá como uma radiografia para o próximo pleito municipal. É fato que existem outros fatores que irão influenciar na decisão do eleitor em 2024.

Por isso, é por demais importante que os gestores façam uma avaliação de suas administrações para identificar onde, como e o que precisam fazer para melhorar o desempenho de sua respectivos governos, para evitar uma possível decepção nas urnas. É certo que cada eleição é uma história, até porque elas possuem suas características próprias.

O grande diferencial das eleições municipais para outras eleições é que, na primeira, o eleitor está mais perto dos políticos, vive o dia a dia do município, tem como cobrar desses políticos as promessas de campanha, é uma eleição caseira, o eleitor se faz presente, ele se envolve diretamente, seu engajamento torna-se maior do que em eleições em outros níveis. Em caso de fracasso nas urnas, o prefeito terá dificuldades em sua reeleição como também terá problemas para eleger seu sucessor.

É fato que o eleitor está cada vez mais descrente da classe política, como também é fato que toda regra há exceção, entretanto, aqueles que não cumpriram com as promessas feitas na campanha passada, onde o eleitor votou no candidato a prefeito e vereador de sua preferência, acreditando que teria melhorias em sua cidade como geração de emprego e renda, ações voltadas para o social, seu sonho e pedido concretizado, certamente esses prefeitos terão dificuldades em conquistar eleitores nas eleições que se aproximam, especialmente para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Um dos grandes problemas é que o político – com raríssimas exceções – após o resultado das urnas se afastam de seus eleitores e apoiadores como o diabo foge da cruz, porém, quando se aproximam as eleições subsequente, eles – os políticos – começam a desenvolver uma corrida desenfreada em busca de apoio e voto. Portanto, o sinal de alerta está ligado para os atuais gestores municipais.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos