Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

O dilema de JHC

17/08/2021 07h07 - Atualizado em 17/08/2021 08h08
O dilema de JHC

As eleições de 2022 prometem ser bastante disputadas em Alagoas. O trabalho de bastidores, composições e arrumações políticas será o divisor de águas para aquele que almeja o sucesso nessas eleições, principalmente em se tratando da disputa para o Governo do Estado e Senado Federal.

O prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC, é um dos que ambiciona governar Alagoas, porém, tudo vai depender principalmente, é claro, do ambiente político no período eleitoral.

O cenário até 2026 poderá estar ou não favorável ao jovem prefeito; quem sabe com mais experiência, mas chances de vitória e que apresente um ambiente de favoritismo para sua eleição. A decisão de ser ou não candidato deve ser avaliada por seus assessores, mas a palavra final caberá a JHC. Essa é uma avaliação que deve ser feita com critérios e inteligência. Será que vale a pena ou não esperar até 2026? Eis a questão.

Outra opção que teria JHC, é esperar concluir seu mandato, fazer uma avaliação de seus quatro anos na administração de Maceió, avaliar os possíveis concorrentes e ir com bastante força para a disputa em 2026.

Os mais entusiastas de sua equipe nutrem um desejo e sentimento de que o prefeito deve sim, lançar sua candidatura à sucessão de Renan Filho em 2022.

Vivenciando um bom momento, JHC surge hoje como um dos favoritos as eleições para o governo de Alagoas. O prefeito tem sua popularidade acima da média, acima da expectativa, com números positivos de sua gestão; isso é fato. Entretanto, João Henrique sabe que não poderá arriscar e, de uma hora para outra, desconstruir a sua trajetória vitoriosa na política-partidária.

Outro fator muito importante que poderá ser decisivo é o palanque que JHC poderá formar em prol de sua candidatura e que, provavelmente, terá o apoio de parte da elite da política alagoana, a exemplo de alguns senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas.

Entretanto, um dos empecilhos que certamente o jovem prefeito irá enfrentar é que outros nomes com bastante densidade eleitoral que estão bem avaliados e que fazem parte de seu grupo político também almejam disputar as eleições para o governo de Alagoas, a exemplo do senador Rodrigo Cunha.

Tudo isso são conjecturas de momento, porém,  como a política é dinâmica, o quadro poderá mudar a depender dos acordos, das alianças e, principalmente, da avaliação que o eleitor fará sobre os possíveis nomes à sucessão do governador Renan Filho.

O julgamento que o eleitor fará da administração de JHC será o divisor de as águas para que ele lance ou não seu nome ao governo de Alagoas.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos