Blog do Roberto Ventura
O dilema de JHC

As eleições de 2022 prometem ser bastante disputadas em Alagoas. O trabalho de bastidores, composições e arrumações políticas será o divisor de águas para aquele que almeja o sucesso nessas eleições, principalmente em se tratando da disputa para o Governo do Estado e Senado Federal.
O prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC, é um dos que ambiciona governar Alagoas, porém, tudo vai depender principalmente, é claro, do ambiente político no período eleitoral.
O cenário até 2026 poderá estar ou não favorável ao jovem prefeito; quem sabe com mais experiência, mas chances de vitória e que apresente um ambiente de favoritismo para sua eleição. A decisão de ser ou não candidato deve ser avaliada por seus assessores, mas a palavra final caberá a JHC. Essa é uma avaliação que deve ser feita com critérios e inteligência. Será que vale a pena ou não esperar até 2026? Eis a questão.
Outra opção que teria JHC, é esperar concluir seu mandato, fazer uma avaliação de seus quatro anos na administração de Maceió, avaliar os possíveis concorrentes e ir com bastante força para a disputa em 2026.
Os mais entusiastas de sua equipe nutrem um desejo e sentimento de que o prefeito deve sim, lançar sua candidatura à sucessão de Renan Filho em 2022.
Vivenciando um bom momento, JHC surge hoje como um dos favoritos as eleições para o governo de Alagoas. O prefeito tem sua popularidade acima da média, acima da expectativa, com números positivos de sua gestão; isso é fato. Entretanto, João Henrique sabe que não poderá arriscar e, de uma hora para outra, desconstruir a sua trajetória vitoriosa na política-partidária.
Outro fator muito importante que poderá ser decisivo é o palanque que JHC poderá formar em prol de sua candidatura e que, provavelmente, terá o apoio de parte da elite da política alagoana, a exemplo de alguns senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças políticas.
Entretanto, um dos empecilhos que certamente o jovem prefeito irá enfrentar é que outros nomes com bastante densidade eleitoral que estão bem avaliados e que fazem parte de seu grupo político também almejam disputar as eleições para o governo de Alagoas, a exemplo do senador Rodrigo Cunha.
Tudo isso são conjecturas de momento, porém, como a política é dinâmica, o quadro poderá mudar a depender dos acordos, das alianças e, principalmente, da avaliação que o eleitor fará sobre os possíveis nomes à sucessão do governador Renan Filho.
O julgamento que o eleitor fará da administração de JHC será o divisor de as águas para que ele lance ou não seu nome ao governo de Alagoas.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Homem é preso por frequentes ameaças e agressões contra a mãe em Craíbas

Motorista de caminhonete colide em poste na AL-220, em Arapiraca

Homem é assassinado a tiros dentro de bar em Rio Largo

Duas pessoas são flagradas conduzindo veículo sem habilitação em Arapiraca na noite desta sexta (23)

Motociclista embriagado colide com poste no bairro Caititus, em Arapiraca
