Diretor jurídico do BRB, Jacques Veloso renuncia ao cargo
Diretor gravou vídeo em que defende a compra do Master pelo BRB
Diretor jurídico do BRB, Jacques Veloso renunciou ao cargo nesta segunda-feira (9/2). O desligamento foi comunicado pelo banco por meio de Fato Relevante.
“O BRB informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu, nesta data, carta de renúncia apresentada pelo Sr. Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo ao cargo de Diretor Jurídico da Companhia, com efeitos a partir de 14 de fevereiro de 2026”.
Veloso seria responsável por parecer jurídico que teria alertado sobre os riscos das operações do BRB com o Master. Ao mesmo tempo, ele gravou um vídeo defendendo, justamente, a compra do Master pelo BRB.
No texto sobre os riscos da negociação, Veloso teria afirmado que “há que se ressaltar que a observância do índice de liquidez e do índice de Basileia é crucial nas contratações efetuadas pelas instituições financeiras, pois ambos são indicadores essenciais para garantir a solidez e a estabilidade do sistema financeiro. Desta forma, sugere-se sejam os índices apontados considerados quando da deliberação da proposta em comento pela alçada competente”.
Já na gravação, Jacques Veloso fez coro ao grupo de executivos do BRB que gravou vídeos apontando “vantagens técnicas” da frustrada compra do Master.
“O que eu quero deixar bem claro a todos vocês é que, no que se refere aos aspectos jurídicos da operação, todos os cuidados estão sendo tomados para que essa operação seja feita obedecendo todos os trâmites legais, todos os normativos que são impostos ao BRB como sociedade de economia mista, para que não haja nenhum prejuízo, seja aos funcionários do banco, seja aos controladores da sociedade”, diz Veloso na gravação.
Os vídeos foram enviados para os próprios servidores do BRB logo após o anúncio da compra do Master e reúnem depoimentos de quadros de diferentes áreas do banco.
A transação acabou barrada pelo Banco Central (BC), que, depois, determinou a liquidação do Banco Master. A negociação passou a ser investigada pela Polícia Federal (PF), com a relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Últimas notícias
Câmara acelera projeto que gera renúncia fiscal de R$ 1,1 bilhão
Rei Charles quebra silêncio sobre ligação de Andrew com Caso Epstein
Diretor jurídico do BRB, Jacques Veloso renuncia ao cargo
Justiça mantém mandatos e confirma vitória nas urnas em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Maceió anuncia escultura “A Mão de Deus” como novo cartão-postal da Orla do Porto
Ensino bilíngue é apresentado por JHC como novo modelo educacional em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
