Politicando
Arthur Lira apresenta projeto que pode suspender mandato de deputados ‘brigões’
A matéria ganhou força após o último bate-boca que ocorreu na Comissão de Ética da Casa
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), parece ter ouvido as críticas de colegas que não estão nada contentes com a condução do deputado diante dos parlamentares que vêm se excedendo durante as discussões na Casa.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara anunciou que apresentou ao colegiado de líderes da Casa um projeto de resolução que muda o Regimento Interno da Câmara criando medidas para suspender o mandato de deputados que infrinjam o Código de Ética.
“Caberá à Mesa adotar, cautelarmente, essas medidas se entender que o parlamentar quebrou o decoro, decisão que pode ser referendada, ou não pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar”, escreveu Lira em seu perfil no X, o antigo Twitter.
Lira justificou a apresentação da resolução dizendo que não dá mais para assistir aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa.
“Desvirtuam do ambiente parlamentar, comprometem seu caráter democrático e aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira”, disse também.
Parte dos parlamentares não têm gostado da forma que Lira vinha se posicionando quando os embates mais acalorados aconteciam. Um dos deputados é o alagoano Paulão (PT). Em suas redes sociais, o petista disse que a presidência da Casa não age para resolver a violência que tem se tornado constante.
“Essa semana vimos a violência e a truculência da extrema direita na Câmara Federal. Na Comissão de Ética a gente viu empurrões, camisas rasgadas, e a gente não percebe uma ação, principalmente em relação à presidência da Casa”, disse Paulão.
Esse projeto de Lira se dá após uma semana do embate entre o deputado Nikolas Ferreira e o deputado André Janones durante a Comissão de Ética na Câmara dos Deputados. A discussão entre os parlamentares quase acabou em agressão física.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.