Politicando
Kil Freitas pode renunciar mandato em União dos Palmares e assumir educação estadual
Articulação dá um gás à candidatura do atual vice, Junior Menezes
Uma notícia agitou os bastidores políticos da zona da mata durante o final de semana. Atual gestor no final do seu segundo mandato, Areski Freitas (MDB), o Kil, pode renunciar em definitivo ao mandato de prefeito, para que seu vice e candidato à prefeitura, Junior Menezes, assuma.
Na condição de prefeito, Junior iria automaticamente para a reeleição em União dos Palmares, numa disputa que promete ser bem equilibrada contra Bruno Lopes, filiado ao PL e ligado ao prefeito de Maceió, JHC.
Como recompensa por se afastar do cargo, Kil seria escalado por Paulo Dantas como titular da maior pasta da administração estadual, a Secretaria de Educação (Seduc).
O Blog Bastidores checou a informação com fontes ligadas ao Palácio República dos Palmares, e constatou que a possibilidade de Kil deixar a prefeitura de União pela Seduc realmente existe, e é trabalhada nos bastidores.
Kil é um dos mais próximos e alinhados apoiadores de Paulo Dantas desde 2018, ano de sua primeira eleição à deputado estadual. Tem trânsito livre com o governador.
De quebra, a articulação permitiria que o atual prefeito voltasse a disputar o cargo já em 2028, considerando que Junior assume ainda neste mandato, e teria direito pela lei a apenas mais quatro anos no exercício do cargo, se vencer as eleições.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.