Politicando
Braskem quer manifestantes a 10 km da empresa; Deputado está na lista de desafetos da mineradora
Ronaldo Medeiros foi intimado por uma manifestação de 2021
A Braskem, responsável por destruir parte de Maceió, propôs um acordo com manifestantes que estão envolvidos em uma ação judicial movida pela empresa. A mineradora pede que não haja protestos em um raio de 10 quilômetros de distância das dependências da empresa.
Entre os manifestantes que foram intimados e receberam o acordo, está o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT). O deputado usou a tribuna da Assembleia Legislativa para expor o acordo - o qual chamou de coação - proposto pela Braskem.
De acordo com o petista, os manifestantes que assinarem o acordo estarão proibidos de se posicionar de maneira contrária a Braskem em um raio de 10 quilômetros de distância da empresa.
Com isso, o deputado estaria impedido de protestar contra a Braskem, por exemplo, diretamente do plenário da Assembleia Legislativa que está a cerca de 5 quilômetros da mineradora.
O deputado lembra que o protesto, que aconteceu em 2021, aconteceu de maneira pacífica e ordeira, reunindo vítimas da empresa, pastores, padres, lideranças sindicais e empresários afetados pelo afundamento do solo.
A Braskem considerou, naquele momento, que os manifestantes eram uma ameaça à integridade da empresa. “Uma empresa que derrubou e acabou com vários bairros de Maceió, destruindo vidas e o comércio local, considera como ameaça os participantes de uma caminhada pacífica", ironizou Medeiros.
O deputado aproveitou a oportunidade para pedir que os demais envolvidos no processo não assinem o acordo.
A reportagem do 7Segundos entrou em contato com a Braskem pedindo uma nota, mas até o fechamento dessa matéria o material não foi enviado.
Veja também
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Passarela sobre a AL-110 entra em fase de licenciamento ambiental
PM terá mais de mil policiais no policiamento das Eleições 2026 em Alagoas
Hemoal faz coleta externa de sangue em faculdade no bairro do Farol, nesta terça (29)
Ex-presidente José Sarney segue internado em hospital de São Paulo
Festival Internacional reúne mais de 150 grupos e artistas em Jaraguá
