Politicando
Pré-candidata a prefeita é barrada em evento de mulheres parlamentares
Lenilda Luna estava junto a um grupo de mulheres que protestavam contra Lira
A pré-candidata a prefeita de Maceió, Lenilda Luna (UP), foi barrada na 1º reunião de mulheres parlamentares do P20 que aconteceu na capital alagoana nessa segunda-feira (01). Lenilda e algumas manifestantes tentavam protestar contra Arthur Lira e o PL do Aborto que tramita na Câmara dos Deputados.
O policiamento do local considerou que o grupo de manifestantes seria uma ameaça para a segurança das autoridades que estavam presentes no evento.
O grupo foi expulso da parte interna do Centro de Exposições Ruth Cardoso, mas continuou na parte de fora mostrando um cartaz com os dizeres em inglês: “Arthur Lira odeia mulheres”.
O grupo liderado por Lenilda questiona o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, que equipara ao crime de homicídio, o aborto quando realizado na 22º semana de gestação.
Nas redes sociais, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) repercutiu o tema. “Um espaço que pressupõe defender democracia e a participação feminina nos parlamentos não deveria agir dessa maneira. Ainda mais diante de um caso tão emblemático de penalização das mulheres brasileiras vítimas de abuso sexual”, escreveu.
O evento reuniu mulheres do parlamento das nações que fazem parte do G20 para discutir sustentabilidade e a participação feminina na política.
Vale ressaltar, que em seu discurso de abertura, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu que as mulheres precisam de maiores mecanismos para ocupar os espaços políticos na sociedade.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.