Politicando
Pré-candidata a prefeita é barrada em evento de mulheres parlamentares
Lenilda Luna estava junto a um grupo de mulheres que protestavam contra Lira
A pré-candidata a prefeita de Maceió, Lenilda Luna (UP), foi barrada na 1º reunião de mulheres parlamentares do P20 que aconteceu na capital alagoana nessa segunda-feira (01). Lenilda e algumas manifestantes tentavam protestar contra Arthur Lira e o PL do Aborto que tramita na Câmara dos Deputados.
O policiamento do local considerou que o grupo de manifestantes seria uma ameaça para a segurança das autoridades que estavam presentes no evento.
O grupo foi expulso da parte interna do Centro de Exposições Ruth Cardoso, mas continuou na parte de fora mostrando um cartaz com os dizeres em inglês: “Arthur Lira odeia mulheres”.
O grupo liderado por Lenilda questiona o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, que equipara ao crime de homicídio, o aborto quando realizado na 22º semana de gestação.
Nas redes sociais, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) repercutiu o tema. “Um espaço que pressupõe defender democracia e a participação feminina nos parlamentos não deveria agir dessa maneira. Ainda mais diante de um caso tão emblemático de penalização das mulheres brasileiras vítimas de abuso sexual”, escreveu.
O evento reuniu mulheres do parlamento das nações que fazem parte do G20 para discutir sustentabilidade e a participação feminina na política.
Vale ressaltar, que em seu discurso de abertura, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu que as mulheres precisam de maiores mecanismos para ocupar os espaços políticos na sociedade.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
