Politicando
Teca Nelma e Dr. Valmir votam contra aplicação de multa para usuários de maconha
A Câmara aprovou a infração administrativa para quem for pego usando a droga em espaços públicos
A vereadora Teca Nelma e o vereador Doutor Valmir, ambos do PT, foram os únicos a voltarem contra a aprovação do projeto de lei que regulamenta a aplicação de multa para quem usar maconha em espaços públicos na cidade de Maceió.
O texto é de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) e contou com ampla aceitação dentro da Casa de Mário Guimarães. Apenas Valmir e Teca bateram o pé e não concordaram com o texto de Dias.
A matéria que prevê uma multa de R$700 para quem for pegando usando o entorpecente em espaços públicos da capital segue tramitando em regime de urgência e logo mais será votada em segunda discussão.
Dr. Valmir justificou seu voto contrário dizendo que a Câmara está votando uma pauta do Código Penal. “Não é prerrogativa desta Casa”. Já Teca, disse que a matéria é apenas um aceno para a ala mais conservadora da cidade.
“A política contra drogas se faz com saúde pública, se faz com promoção de emprego e renda, e não com ações punitivas. Usuários de entorpecentes precisam de assistência do Estado”, completou.
O autor da matéria explicou que seu texto não é inconstitucional, visto que a decisão recente no STF trata o uso de maconha como infração administrativa e não mais no campo penal.
“O que estamos propondo é regulamentar qual seria essa infração administrativa. Aqueles que se sentem representantes dos maconheiros, podem entrar na Justiça pelo direito de fumar maconha onde quer que seja”, disse Leonardo Dias.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.