Politicando
Alagoas tem mais de cinco mil candidaturas registradas para as eleições 2024
Agora, os registros serão analisados pelos juízes das zonas eleitorais
A Justiça Eleitoral recebeu, em Alagoas, mais de cinco mil registros de candidaturas para as eleições municipais que ocorrerão no dia 6 de outubro. O prazo para o registro presencial das candidaturas se encerrou nessa quinta-feira (15) às 19h, enquanto o registro virtual teve fim no mesmo dia às 8h.
Em Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu 5.258 registros de candidaturas a vereador. Para a disputa de prefeito e vice-prefeito, a corte recebeu 259 registros de candidaturas para cada um dos cargos.
Os dados estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contabiliza os dados dos registros das candidaturas em todo o país.
Em nível nacional, os tribunais regionais eleitorais (TREs) receberam 15.412 candidaturas a prefeito; 15.499 para o cargo de vice-prefeito; e por fim, 423.782 para vereador.
Os registros serão analisados pelos juízes das zonas eleitorais de cada cidade. Entre as causas de inelegibilidade, está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista com o nome de 9,7 mil pessoas nessa situação foi entregue hoje ao TSE.
Se o magistrado identificar a ausência de algum documento, poderá pedir que o candidato resolva a pendência em até três dias. Caberá ao juiz decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.