Politicando
Arthur Lira e Flávio Dino estão em pé de guerra após suspensão de ‘Emendas Pix’
O presidente da Câmara disse que a decisão de Dino não pode mudar prerrogativa do Congresso

O deputado federal Arthur Lira (PP) não está nada satisfeito com a postura adotada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que suspendeu, nessa quarta-feira (14), o envio de “Emendas Pix” até que o Congresso Nacional formule regras que deem mais transparência e rastreabilidade para a transferência de recursos.
Durante um congresso em que marcou presença, o presidente da Câmara ressaltou a importância desses recursos para a prestação dos serviços de saúde pública do país e defendeu a prerrogativa do Congresso Nacional sobre emendas.
“Os 513 deputados federais e os 81 senadores vivem os problemas da prestação do serviço de Saúde, sabem que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos sobrevivem com o apoio indispensável das emendas parlamentares", disse Lira. "Não podem mudar isso num ato monocrático, quaisquer que sejam os argumentos e as razões, por mais que eles pareçam razoáveis”, criticou.
O ministro Flávio Dino determinou que as emendas impositivas de transferência especial, conhecidas como “Emendas Pix”, fossem suspensas até que os deputados e senadores elaborassem regras a fim de deixar o processo mais transparente.
Segundo o magistrado, emendas impositivas devem ser executadas nos termos e nos “limites da ordem jurídica”, e não ficar “sob a liberdade absoluta do parlamentar autor da emenda”. Dino afirmou ainda que as emendas impositivas “parecem” passar o controle de parcela significativa do Orçamento das mãos do Poder Executivo para o Legislativo.
O presidente Arthur Lira disse que é preciso chegar a um entendimento por meio do diálogo, mas ressaltou que o orçamento não é exclusivo do Executivo.
“O diálogo é imperativo, é o caminho para chegarmos a um entendimento. Mas é sempre bom lembrar que o orçamento não é do Executivo. O orçamento é votado pelo Congresso, por isso é lei. Sem o aval do Parlamento não tem validade constitucional”, afirmou.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde
