Politicando

Politicando

Politicando

Governo passa na frente da prefeitura e vai elaborar plano de mobilidade urbana para região metropolitana de Maceió

Documento com as principais ações a serem executadas deve ficar pronto em novembro

06/02/2025 17h05 - Atualizado em 06/02/2025 17h05
Governo passa na frente da prefeitura e vai elaborar plano de mobilidade urbana para região metropolitana de Maceió

O governador Paulo Dantas (MDB) resolveu avançar sobre um dos principais problemas da cidade de Maceió: a mobilidade urbana. A ideia do governador é começar a executar, ainda em 2025, um Plano de Mobilidade Urbana para a Região Metropolitana de Maceió (RMM).

De cara, só a elaboração do projeto já custará cerca de R$ 5 milhões, e será entregue até o mês de novembro deste ano. As etapas de execução entrarão pelo ano de 2026, o que pode causar impactos no processo eleitoral daquele ano.

Dantas tem uma carta na manga: o plano conta com investimentos do Ministério dos Transportes, chefiado por Renan Filho, que vai aportar recursos para revitalizar o transporte por trens na capital. Dinheiro não vai faltar - o Plano Nacional de Ferrovias da pasta está orçado em R$ 100 bilhões.

Além delas, o plano também prevê melhorias viárias e no transporte intermunicipal na região metropolitana, que engloba os municípios de Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Atalaia, Pilar, Murici, Messias, Barra de Santo Antônio, Satuba, Paripueira, Barra de São Miguel, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.

O plano elaborado pelo governo do estado deve pressionar a prefeitura de Maceió a promover melhorias no trânsito da capital, uma das principais críticas ao prefeito JHC (PL). Segundo o governo, as ações executadas devem impactar cerca de meio milhão de veículos nessas cidades.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos