Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Afinal, o que é política”?

25/03/2025 17h05 - Atualizado em 25/03/2025 20h08
Afinal, o que é política”?

Não existe apenas um, mas são vários os conceitos sobre política. A política é um conjunto de atividades que envolve governança e organização social, ela influencia nossa vida cotidiana, conectando poder, autoridade, valores e justiça.

Ela abrange uma diversidade de atividades, processos e estruturas que definem a governança, a tomada de decisões e a organização da sociedade. Política lida com questões de poder, autoridade, interesses individuais e coletivos, valores e justiça.

Por meio da política conflitos são resolvidos, regras são estabelecidas e instituições são trabalhadas e reguladas, para dar forma a vida em comunidade. É através de eleições e representação política, que os candidatos dão vida à política. 

A política formula e implementa políticas públicas, cria leis, planeja estratégias sociais e econômicas, a representação por meio de eleições e a negociação de interesses diversos ente os indivíduos e grupos da sociedade. Política é muito mais que governar e legislar, ela é a força que percorre todas as interações humanas.

A parte central ou essencial da política é a negociação constante de interesses, a busca incessante por justiça, respeito à igualdade de direitos, a necessidade de harmonizar os valores individuais e coletivos.

Nas divergências, nas discussões, nos desentendimentos, surgem conflitos que exigem resolução e é através dessa resolução que as regras são estabelecidas.

A política está em constante evolução. Ela se manifesta de várias maneiras: nas salas de reuniões de governos, na elaboração de leis e na criação de planos econômicas.

A política não está restrita apenas ao que ocorre nos palácios dos governos, nas assembleias, nos parlamentos, ou nas campanhas eleitorais. Ela está viva em cada ação cotidiana.

Ao comprar um carro, por exemplo, estamos envolvidos em decisões políticas que definem o preço, a taxa de imposto, as normas de segurança e até a infraestrutura das estradas por onde vamos transitar. O preço dos combustíveis estão atrelados as decisões políticas que envolvem comércio internacional, impostos, acordos bilaterais, ou seja, entre dois países, e até políticas ambientais. Isso também se aplica ao mercado imobiliário; o valor de um imóvel e a acessibilidade à moradia dependem de políticas públicas de habitação, legislação tributária, dentre outras.

Quando vamos ao supermercado comprar alimentos, o que parece ser uma simples transação, aquela compra está repleta de decisões políticas: desde as políticas agrícolas que afetam a produção e os preços, até as tarifas de importação que impactam o custo de alimentos de outros países, o transporte de alimentos etc.

O transporte que utilizamos, seja público ou privado, também é regulado pela política, que define as tarifas, a qualidade dos serviços, a infraestrutura viária e até a preservação ambiental.

Cada item que consumimos, cada serviço que utilizamos, está de alguma forma vinculado ao processo político, pois as escolhas que fazemos em nosso dia a dia são influenciadas pela atuação do governo, que decide sobre regulamentação, tributação e investimentos públicos.

Esse negócio que muitas pessoas falam de que detesta política, de que não gosta de política, e que quer ficar longe da política, é ledo engano, porque tudo depende da política, vem da atuação e passa pela decisão política dos governantes.

Portanto, a política está em cada ação cotidiana. Ela, queiramos ou não, está em cada um de nós.

Platão afirmou que: “O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior” 

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos