Politicando

Politicando

Politicando

Os bastidores do possível ‘não’ de JHC ao PSB

Prefeito deve recuar da decisão de trocar PL pelos socialistas

12/08/2025 17h05 - Atualizado em 12/08/2025 17h05
Os bastidores do possível ‘não’ de JHC ao PSB

A filiação do prefeito de Maceió JHC ao PSB, que até pouco tempo atrás era dada como certa, mudou de status e segundo informações de bastidores é atualmente uma situação quase que improvável, por vários aspectos observados pelo prefeito.

Os filiados atuais da sigla em Alagoas, todos ligados ao governador Paulo Dantas, já teriam inclusive sido avisados de que o partido não deve mais mudar de mãos no estado, continuando sob o comando de Paula Dantas, filha do governador.

Algumas questões são dadas como principais motivadores da decisão do prefeito em recuar na filiação aos socialistas - a principal delas, segundo interlocutores, tem sido a rejeição de seu eleitorado a uma guinada partidária tão radical - do partido de Bolsonaro a uma das legendas mais identificadas com a esquerda.

Além disso, lideranças nacionais do partido, como o ex-presidente Carlos Siqueira, não foram muito simpáticos à ideia de retorno de JHC. Há uma mágoa pela saída em pleno segundo turno das eleições de 2022.

Por fim, o prefeito também analisou o cenário eleitoral, considerando que pegaria um partido ‘zerado’ de filiados para as eleições de 2026. Vários de seus aliados do PL não viriam com ele para o PSB, acarretando uma dificuldade em montar chapas proporcionais competitivas.

Esta última é uma questão que atingiria frontalmente o projeto do prefeito, que embora possa não se candidatar em 2026, pretende lançar sua esposa, seu pai e sua mãe às urnas.

No final das contas, JHC pretende encontrar uma legenda menos alinhada ao lulismo, que além de garantir seu status eleitoral, possa impulsionar os seus nomes. O União Brasil surge, neste momento, como o mais provável destino.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos