Politicando
Após aprovação de Marluce Caldas ao STJ, ganha força tese de JHC para o senado em 2026
Assunto foi amplamente debatido nos corredores do congresso nacional durante sabatina da ministra
No mesmo dia em que a procuradora Marluce Caldas teve seu nome aprovado pelo senado para compor o Superior Tribunal de Justiça, uma nova tese começou a ganhar os bastidores da política alagoana, ainda em Brasília: a de que o prefeito JHC (PL) pode mesmo ser candidato ao senado.
A candidatura de JHC vai de encontro ao que se chamou, por muito tempo, de ‘acordão de Brasília’, que teria sido feito entre o prefeito e o presidente Lula (PT) - por ele, JHC ficaria de fora das eleições em 2026, apoiando Renan Calheiros e Arthur Lira para o senado.
No entanto, apoiadores ligados a JHC defenderam abertamente, durante a sabatina de Marluce, que o prefeito se candidate ao senado em 2026. “Ele tem uma longa carreira pela frente, não pode ficar de fora de uma eleição”, disse um deles, em reservado.
A candidatura de JHC ao senado também agradaria, segundo interlocutores, ao senador Renan Calheiros. Segundo eles, o decano senador e JHC não dividem o mesmo eleitorado, e uma chapa composta por ambos pode ser imbatível em 2026.
Calheiros também poderia, com uma chapa em dupla com JHC, neutralizar Arthur Lira, que perderia assim seu principal cabo eleitoral na região metropolitana e teria inviabilizado seu projeto de chegar ao senado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
