Politicando
Renan chama aprovação do PL da dosimetria de ‘farsa’ e acusa negociata do governo com oposição
Articulação do senador alagoano foi derrotada por um acordo entre governo e oposição
Em fase que lembra seus tempos de militante da esquerda, Renan Calheiros fez um duro discurso contra a aprovação do PL da dosimetria na manhã desta quarta (17), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, chamando a aprovação do texto final de ‘farsa’.
“Eu não vou participar aqui de farsa nenhuma para possibilitar a votação dessa matéria, para que o governo aprecie uma outra matéria logo mais à tarde no plenário do Senado. Há pouco veio aqui o líder do governo no Senado [Jaques Wagner] dizer a mim que ele concordava em deixar votar a matéria, porque queria votar o PL que elevava as alíquotas de bets e fintechs. Eu não concordo com isso. Isso é uma farsa e eu não concordo com isso”, disse o senador alagoano.
Calheiros vinha articulando a derrota do PL da dosimetria na CCJ e chegou a fechar a bancada do MDB na Casa contra o projeto, mas durante a manhã a articulação da oposição em conjunto com governistas desmontou a estratégia de Renan.
Até mesmo senadores emedebistas, como Alessandro Vieira, votaram a favor do PL. Governista conhecido, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também votou a favor do texto. Fabiano Contarato, senador petista, votou com a proposta.
Jacques Wagner, que teria articulado o acordo entre governo e oposição, não esteve na sessão. Após a repercussão do discurso de Renan Calheiros, petistas do governo começaram a desmentir a afirmação do senador.
Gleisi Hoffmann, ministra da articulação política de Lula, disse nas redes sociais que “não há acordo nenhum” e que o governo é totalmente contra a proposta. “O governo é contra essa proposta e orienta sua base a votar contra, por razões já conhecidas: quem atentou contra a democracia tem de pagar por seus crimes”.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
