Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Messias pede socorro

17/02/2026 12h12 - Atualizado em 17/02/2026 13h01
Messias pede socorro

Até agora, nenhuma providência foi adotada pelas autoridades competentes para coibir e punir os que teimam em praticar arruaças na cidade de Messias.

Apesar do bom trabalho exercido pelos abnegados policiais militares do Cisp da cidade, isso não tem sido suficiente para coibir essas práticas delituosas.

O que precisa na verdade é mais apoio e presença dos policiais do 14º BPM aos militares lotados nesse município. Que o comando do batalhão possa olhar com mais carinho para a essa cidade, por ser a mais problemática em termos de segurança pública da região que está sob a jurisdição do 14º Batalhão.

Abro um parêntese para destacar o excelente trabalho do comandante-geral da Policia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, que, diga-se de passagem, tem exercido seu trabalho com muita seriedade, dignidade, eficiência e comprometimento, o qual tem se destacado no combate à criminalidade em Alagoas. Paulo Amorim, é um dos profissionais mais capacitados e conceituados da área da segurança pública do estado que, por méritos, comanda a briosa PMAL.

Que o coronel Paulo Amorim, olhe com mais carinho para Messias, que o policiamento seja reforçado para combater com mais eficiência a criminalidade na cidade, principalmente, aqueles que praticam vandalismo e arruaças com seus famigerados paredões e aos delinques travestidos de motoqueiros que empinam suas motocicletas, guiando-as em alta velocidade pelas ruas da cidade, pondo em risco a vida das pessoas.

Estava eu em um estabelecimento comercial, pertencente a um comerciante bastante conceituado na cidade, quando ele me fez a seguinte pergunta:

"O senhor acha que melhorou o policiamento da cidade passar a pertencer ao quartel [14° Batalhão] de Joaquim Gomes? Eu pergunto isso, porque me lembro muito bem que, quando aqui pertencia ao quartel de Rio Largo [8° BPM] era muito melhor. Teve um dia que aconteceu um problema muito grave no churrasquinho aqui na praça, e eu me lembro que em um instante chegaram seis viaturas e resolveu o problema, eu lembro que eles sempre estavam fazendo rondas aqui na cidade, mas agora, a gente quase que não vê isso", desabafou o comerciante.

Eu respondi de imediato:

"Sem dúvidas! Quando o policiamento ostensivo de Messias era realizado pelos policiais militares do 8º Batalhão, a coisa funcionava muito melhor, praticamente não se tinha problemas na cidade, principalmente no tocante a vandalismo e desrespeito a ordem pública, até porque, pela proximidade do batalhão com a cidade, a assistência e o apoio eram de imediato. Era constante a presença de mais policiais na cidade e, em caso de emergência, as guarnições do 8º BPM chegavam em dez minutos, enquanto que o policiais de Joaquim Gomes leva cerca de 40 minutos para chegarem à cidade. Eu afirmo categoricamente que a cidade de Messias perdeu muito quando passou a pertencer ao 14º BPM, isso eu falo em termos de apoio e da presença de policiais nas ruas; não que os militares de Joaquim Gomes sejam incapazes, muito pelo contrário, mas que em termos de apoio a cidade - que é a mais problemática da região -, ainda é muito insignificante. Mas que sob o comando do 8º BPM as coisas eram diferentes, eram muito melhores, que a cidade perdeu, disso eu não tenho dúvidas, e os números - se é que eles existem - não condiz com a realidade vivenciada pelos messienses".  

Depois desse bate papo, me despedi do amigo, e fui embora!

Portanto, é preciso mais presença da polícia nas ruas e, como sugestão, uma delas seria aumentar o número de FTs para dar suporte às guarnições da cidade. Até porque, Messias é a cidade mais problemática em termos de delinquência, de toda a região que compõem o 14º BPM, por isso, deveria - e é necessário - ter uma atenção especial.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos