Blog do Roberto Ventura
A importância das eleições em níveis estadual e federal para os pleitos municipais
Existem dúvidas por parte do eleitor, bem como da grande maioria da classe política, sobre a importância das eleições em nível estadual e federal, em relação as eleições municipais; o que essas eleições representam em termos concretos e qual a influência que elas têm nas eleições nos municípios.
Não precisa ser nenhum especialista em política para saber que essas eleições, na verdade, são fundamentais para a disputa nos munícipios. É evidente que, dependendo do resultado das urnas, o prestígio ou fôlego político daqueles que tentam se reeleger ou eleger seu sucessor, poderá aumentar ou diminuir.
Elas são na verdade um alicerce, um sustentáculo e servirão de base e ponto de apoio para o pleito de 2028. O próprio resultado mostrará a aprovação e/ou rejeição da administração municipal. Serão importantes para o sucesso ou mesmo o fracasso para aqueles que almejam sua vitória ou de seu candidato em seus respectivos municípios, ou até mesmo para aqueles que irão se candidatar. Por isso, é importante traçar planos, estratégias, rever alguns conceitos para evitar qualquer tipo de surpresa.
É certo que cada eleição possui sua característica própria, mas, quando a votação dos candidatos apoiados pelo gestor não é favorável ou não é aquilo que se espera, aí a coisa se complica. Porque, caso o prefeito não tenha um bom desempenho no apoio aos seus candidatos, o eleitor passa a desconfiar de sua liderança, de seu prestígio político e, sem dúvidas, isso poderá refletir nas urnas nas eleições municipais.
Mas também é certo que, a grande diferença de uma eleição para a outra é que nas eleições municipais o eleitor está mais perto dos políticos, vive o dia a dia do município, tem como cobrar desses políticos as promessas de campanha, ele participa direta ou indiretamente das decisões e do progresso do município, de sua cidade, o eleitor se faz presente, ele se envolve diretamente, seu engajamento torna-se bem maior do que nas eleições em outros níveis, até porque, essa é uma eleição caseira.
Assim sendo, para evitar surpresa é necessário, primeiro, fazer uma autoanálise onde está errando, onde precisa melhorar, repensar o modelo de administrar, procurar de maneira inteligente trabalhar prestigiando as bases e lideranças políticas locais, ir às ruas, tentar administrar de maneira diferente, fazer uma avaliação sobre quais setores estão produzindo, avaliar o apoio dos vereadores, dialogar com a população, separar 'o joio do trigo', prestigiar, sobretudo, os nativos e também fazer com que a população entenda quem são os verdadeiros parceiros da cidade.
Portanto, é por demais importante que os políticos principalmente aqueles que almejam o sucesso em sua reeleição ou mesmo eleger seu sucessor, revejam alguns conceitos para conseguir uma boa votação para seus candidatos e, possivelmente, conseguir êxito no pleito municipal, ou quem sabe, correr menos risco de ser surpreendido ou mesmo derrotado.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Governador destaca Hospital Metropolitano do Agreste e novos investimentos para Arapiraca
Paulo Dantas abre ano legislativo e destaca obras, hospitais e crescimento econômico em Alagoas
Criança morre após ser soterrada e outra fica ferida em desabamento de barreira em Roteiro
MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre
Carnaval 2026 em AL registra queda histórica de homicídios e nenhum caso de feminicídio
