Por uso indevido da marca, Band é processada e Masterchef pode sair do ar
Uma escola argentina alega ser dona do nome do programa. Disputa judicial segue no Rio de Janeiro
Um dos principais produtos da Band, o Masterchef Brasil corre o risco de sair do ar. O instituto de gastronomia argentino Mausi Sebess está processando a emissora e a Endemol Shine alegando uso indevido da marca. As informações são do site Notícias da TV.
A escola de gastronomia argentina argumenta que o programa está usando a marca Mausi Sebess de forma indevida – eles possuem registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) até 2027. Um pedido de liminar, que corre na 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, pede a retirada do Masterchef do ar.
Entenda a treta
Com sede em Buenos Aires, a escola oferece um curso a distância chamado Educação Master Chef para brasileiros. Em 2013, um ano antes da Endemol vender o reality para a Band, a Mausi Sebess entrou com pedido de registro no Inpi.
O MasterChef Brasil estreou em setembro de 2014. A Endemol, então, pediu a propriedade do nome no Inpi e teve o pedido rejeitado. Em 2017, a marca foi concedida a escola de gastronomia.
Neste ano, a Mausi Sebess entrou na Justiça pedindo que o programa não fosse exibido. A escola já foi derrotada em duas instâncias, mas segue tentando impedir a transmissão do Masterchef.
A Band não se pronunciou sobre o caso. Já a Endemol mandou um comunicado.
“O MasterChef é um dos formatos de TV mais aclamados do mundo, originalmente lançado em 1990, presente em mais de 60 territórios globalmente. Aqui no Brasil é uma das principais séries de culinária do país, sendo uma marca lifestye conhecida e de sucesso. Contestamos a ação no mérito e não comentamos ações judiciais em curso”, diz a nota.
Veja também
Últimas notícias
Lei Maria da Penha, 20 anos: Alagoas alcança melhor resultado da série contra o feminicídio
Maceió avança no Ideb e reforça compromisso com a qualidade e o desenvolvimento
Marcelo Beltrão destaca avanço de Alagoas para 26 escolas nota 10 no Ideb
Mulher é encontrada morta após incêndio em sítio no Pontal da Barra
EUA diz que respeitará escolha do Brasil em 'eleições livres e justas'
Maceió lidera Nordeste entre destinos mais procurados por turistas estrangeiros
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
