Alessandra Negrini reflete sobre cultura do cancelamento:
Alessandra relembra que recebeu diversas críticas ao se fantasiar de indígena
Alessandra Negrini fez uma reflexão sobre a cultura do cancelamento e relembrou o episódio em que foi criticada, ao se fantasiar de indígena, durante o Carnaval de 2020 para protestar a favor dos direitos dos povos indígenas.
Em entrevista ao podcast Novela das 9, Alessandra falou sobre ser contra a cultura do cancelamento e refletiu sobre ter surgido como um importante alerta: "Não sou a favor. Como diria Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. Essas coisas precipitadas da internet levam a equívocos. O cancelamento surgiu como uma ferramenta importante balizar as pessoas e falar: 'Não, você não pode fazer isso, isso é horrível'. Ele tem seu valor nesse sentido. Mas virou algo impositivo, virou um instrumento de violência. Então tem que ter sempre o diálogo na própria narrativa."
Ela prosseguiu: "Você tem uma narrativa, mas tem que pensar os prós e os contras dentro da própria narrativa. Ou seja, você tem que parar para pensar. O que tem acontecido no cancelamento é que ninguém para pensar. Eu acho meio fascista o processo do cancelamento, na verdade". A atriz ainda foi questionada sobre o caso ter despertado qualquer reflexão que a faz mudar de ideia sobre ter se fantasiado de indígena. Ela conta que se sentiu insegura sobre sua proposta e que não encontra indício de apropriação cultural.
"Eu estava muito segura, nem esperava que isso fosse acontecer (...) Essa questão da apropriação cultural é quando não tem troca. Você pega um signo de um grupo, se apropria para você e o grupo que produziu aquilo não recebe nada. Não é o caso. Eu chamei um indígena para pintar o meu rosto, então o trabalho dele estava impresso no meu rosto. Ele tem um trabalho maravilhoso, o Benício Pitaguary. E eu estava lá para mostrar isso. Era a representatividade deles", conta. Alessandra também disse que não costuma pensar em ser cancelada ou não, e afirma:
"'Eu não tenho medo de ser cancelada?'. Não, eu não estou pensando sobre isso. Não é uma preocupação da minha vida no momento. Mas a gente se preocupa em tentar entender o mundo com os melhores conceitos. 'Como pensar o mundo' é uma questão para todo mundo hoje em dia", completou a atriz.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
