Especialista explica como conta de Safadão pode ter sido invadida
Empresário Estevan Matheus também informou formas de se proteger melhor contas nas redes sociais
Após a invasão de hackers no Twitter de Wesley Safadão, a coluna LeoDias foi atrás de um especialista em Tecnologia da Informação para entender o que pode ter acontecido. Além de mostrar possíveis cenários, o empresário Estevan Matheus, dono da empresa Up Web Sites, também forneceu dicas de como proteger melhor as redes sociais.
Segundo o empresário, invasores sempre estão em busca de contas de famosos, empresários e políticos. Esse hackers que usam geralmente o método de phishing, que conecta programas em computadores e celulares através de e-mails maliciosos.
“O jeito mais comum de atingir as vulnerabilidades é através de phishing , normalmente um e-mail pretendendo ser oficial da conta Twitter, Instagram ou Facebook. Outras maneiras são: a senha comprometida; ligada a uma conta maliciosa de algum aplicativo; ou websites de terceiros. Também existe essa possibilidade quando uma senha muito fácil é usada repetidamente em outros aplicativos, sendo assim ‘cuidado é pouco’ pois a invasão se dará em outras contas do usuário atacado”, detalhou.
Estevan também alerta que são necessárias senhas bem elaboradas: ” É tudo que eles procuram (senhas simples)! As senhas devem ter um mínimo de encriptação, datas de aniversários, datas comemorativas, placa do carro são proibitivas. Senhas devem conter: letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais, números e, sempre que possível, atualizar no mínimo a cada 2 meses. Hoje as plataformas estão usando software de dupla autenticação. Use e abuse deles”.
O especialista também alerta que as redes sociais, como o Ttwitter, não se responsabilizam por proteger as contas dos usuários: “Essa segurança depende do usuário. Não tem como controlar milhões de contas pelo mundo.. Ou digo Bilhões de contas pelo mundo. No caso do Twitter, especificamente, eles acreditam que é proporcionar informações adicionais e conteúdo relativo à proteção. Nunca lemos os contratos, extensos e chatos de ler. Mas é lá onde eles colocam os serviços e regras de utilização”.
Últimas notícias
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
Polícia Científica encontra vestígios que podem ajudar na identificação de ossada achada em Coruripe
Inmet emite dois alertas de chuvas para 70 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
