Michelle Yeoh, vencedora do Oscar de melhor atriz, já foi Miss Malásia e sonhava ser bailarina
Atriz foi a primeira asiática a levar a estatueta; seu primeiro trabalho atuando foi ao lado de Jackie Chan em um comercial
Para Michelle Yeoh, a noite do Oscar 2023 foi mais do que especial. Além de ter sido escolhida Melhor Atriz, ela foi a primeira mulher asiática da história a conquistar o tão desejado prêmio – um marco importante para a diversidade no cinema.
A interpretação de Evelyn Quan Wang em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” garantiu a estatueta de ouro para Yeoh e um discurso emocionante para o público: “Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão me assistindo agora, este é um marco de esperança e possibilidade”. Ao falar para a plateia, ela acrescentou: “Mulheres, jamais deixem alguém dizer que vocês já passaram da ‘melhor época’”.
Após a cerimônia, que aconteceu neste domingo (12), a atriz de 60 anos falou à imprensa, reforçando a importância do reconhecimento de uma mulher asiática e mais madura: “Este é um momento histórico e agradeço à Academia por reconhecê-lo. Depois de 40 anos, estou aqui. Então, não desistam. Não deixem que ninguém te coloque numa caixinha e não acredite que seu auge já passou”.
Quem é Michelle Yeoh
A atriz nasceu na Malásia, em 1962. Segundo o portal “Lifestyle Asia”, Michelle era uma excelente aluna na escola e uma das melhores na prática de natação e rugbi, mas o seu sonho era o ballet. Na adolescência, acabou se mudando para Londres e conseguiu entrar na Academia Real de Dança. Mas, pouco tempo depois, uma lesão na coluna pôs fim às suas expectativas.
Com uma carreira agitada nas artes desde cedo, ela também ganhou concursos de beleza, como o Miss Malásia, em 1983, e o Rainha do Pacífico.
Também de acordo com informações do “Lifestyle Asia”, o seu primeiro trabalho como atriz foi em um comercial com o ator Jackie Chan, logo após o seu título de Miss Malásia.
A partir de então, vários filmes entraram no seu currículo. A enciclopédia Britannica relata que Michelle começou a demonstrar interesse em papéis de ação que exigiam grande capacidade física. Em 1985, por exemplo, ela estrelou um filme de artes marciais sobre duas policiais, o Huang jia shi jie (“Sim, madame!”).
Apesar de não ter formação em artes marciais, a atriz usou o seu histórico de bailarina para interpretar papéis que exigiam conhecimentos desse tipo de luta. Ela foi aprendendo os movimentos nos sets de filmagem e em academias com outros atores veteranos no assunto.
Depois de vários longas asiáticos, Yeoh fez sua estreia nas telas ocidentais em filme da Saga 007 – “O Amanhã Nunca Morre”, em que interpretou uma agente chinesa. Segundo a Britannica, ela ficou reconhecida globalmente com o filme O Tigre e o Dragão de 2000, que foi um sucesso de bilheterias na época e ganhou vários Oscars da Academia.
Ela também apareceu no clássico “Memórias de uma Gueixa”, de 2005. Em 2017, ela participou do segundo “Guardiões da Galáxia”, da Marvel.
Entre outros filmes de Hollywood, o vencedor do Oscar de melhor filme de 2023 “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” foi o que lhe rendeu seu primeiro papel de protagonista. Na comédia, ela é uma dona de lavanderia que precisa salvar o multiverso. O papel fez com que ela interpretasse várias versões da personagem, inclusive uma atriz que é especialista em artes marciais.