Conheça a história real do filme Vitória, com Fernanda Montenegro
Em Vitória, Fernanda Montenegro dá vida a Dona Joana da Paz, uma mulher que filmou e denunciou uma rede de tráfico no Rio de Janeiro
O filme Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro, estreou nesta quinta-feira (13), e traz a história real de Joana da Paz. A mulher foi responsável por filmar e denunciar uma rede de tráfico em uma favela do Rio de Janeiro, em 2005.
Joana Zeferino da Paz era empregada doméstica e massoterapeuta e morava na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Ao ser ignorada pela polícia local, a mulher comprou uma filmadora e passou a gravar a movimentação dos traficantes pela janela do apartamento em que morava.
Insistindo em ter um retorno das autoridades policiais do Rio de Janeiro, Dona Joana teve a ajuda do jornalista policial Fábio Gusmão, vivido por Alan Rocha na trama. Ele assistiu as fitas e auxiliou a senhora a iniciar uma investigação, que terminou com mais de 30 pessoas envolvidas no narcotráfico presas, incluindo policias militares.
A situação fez com que Dona Joana fosse jurada de morte por muitas pessoas e a “obrigou” a entrar no Programa de Proteção à Testemunha, no qual ficou por 17 anos. Apesar da história ter sido exposta na mídia ao longo dos anos, a verdadeira identidade da idosa só foi revelada em 22 de fevereiro de 2023, quando ela morreu, aos 97 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Na época, as gravações do filme já estavam concluídas. Uma reportagem do Fantástico apontou que os responsáveis pelo filme sabiam das características físicas de Dona Joana, mas optaram por evitar qualquer identificação da mulher na vida real. Por isso, Fernanda Montenegro foi escalada para o papel, mesmo sendo branca e Dona Joana negra, assim como aconteceu com Fábio Godoy — branco na vida real e negro no filme.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
