Livros infantis ensinam importância dos palácios dos Três Poderes
Coleção Palácios da Democracia narra aventuras vividas por crianças e adolescentes dentro do Planalto, do Congresso e do STF

Lançada nesta quarta-feira (2), no Dia Internacional do Livro Infantil, a coleção Palácios da Democracia busca aproximar crianças e jovens da história e do patrimônio cultural do Brasil. A iniciativa destaca a importância dos prédios que simbolizam os Três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário.
Cada livro da coleção é dedicado a um desses palácios-sede: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Com uma abordagem educativa e acessível, as obras explicam o papel de cada instituição, contam curiosidades e relembram momentos marcantes da história do país, incluindo os eventos de 8 de janeiro.
Uma das principais propostas do projeto é despertar, desde a infância, o sentimento de pertencimento e conexão com a história do país. Além disso, a coleção se torna uma valiosa fonte de informação sobre a importância do sistema democrático para o desenvolvimento social, econômico e político do Brasil.
“Palácios da Democracia nasceu para dialogar com estudantes para que eles conheçam nossos principais espaços de poder, que, em uma democracia, também são de cidadania”, explica Graça Ramos, idealizadora da coleção.
“Conhecer a história de cada um dos palácios e o seu funcionamento possibilitará que crianças e adolescentes descubram o quanto eles são fundamentais para o fortalecimento de nossa democracia”, enfatiza a historiadora de arte e mestre em literatura brasileira, deixando bem claro que os adultos também poderão usufruir da leitura dos livros.
Lançamento
Ao todo, três autores e três ilustradores deram vida ao projeto. O livro sobre o Congresso Nacional foi escrito pelo cearense Tino Freitas e ilustrado pelo brasiliense Kleber Sales. Já a obra dedicada ao Supremo Tribunal Federal (STF) tem autoria da jornalista amazonense Conceição Freitas, que vive em Brasília, com ilustrações do carioca Mano Wladimir. Por fim, o livro sobre o Palácio do Planalto foi escrito pelo carioca Otávio Junior, em parceria com a equipe Quereres, e ilustrado pela curitibana Bruna Assis Brasil.
As obras serão lançadas nesta quarta-feira (2/4) e estarão disponíveis para compra online, no site da editora Quereres, com entrega para todo o país. A coleção Palácios da Democracia conta com o patrocínio da Fundação Matias Machline, via Lei Rouanet.
Últimas notícias

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Cresce rejeição à anistia e maioria é contra reduzir penas dos condenados de 8/1

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%
![[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo](https://img.7segundos.com.br/C3b0YE6jcTwT4Ioexwh3C8F_Xgk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-08-at-093311.jpeg)
[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo

Deputado Fábio Costa celebra PEC que garante aposentadoria integral e valorização a agentes de saúde e endemias

Detento foge do Presídio Baldomero Cavalcanti após ser levado para enfermaria
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
