Livros infantis ensinam importância dos palácios dos Três Poderes
Coleção Palácios da Democracia narra aventuras vividas por crianças e adolescentes dentro do Planalto, do Congresso e do STF

Lançada nesta quarta-feira (2), no Dia Internacional do Livro Infantil, a coleção Palácios da Democracia busca aproximar crianças e jovens da história e do patrimônio cultural do Brasil. A iniciativa destaca a importância dos prédios que simbolizam os Três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário.
Cada livro da coleção é dedicado a um desses palácios-sede: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Com uma abordagem educativa e acessível, as obras explicam o papel de cada instituição, contam curiosidades e relembram momentos marcantes da história do país, incluindo os eventos de 8 de janeiro.
Uma das principais propostas do projeto é despertar, desde a infância, o sentimento de pertencimento e conexão com a história do país. Além disso, a coleção se torna uma valiosa fonte de informação sobre a importância do sistema democrático para o desenvolvimento social, econômico e político do Brasil.
“Palácios da Democracia nasceu para dialogar com estudantes para que eles conheçam nossos principais espaços de poder, que, em uma democracia, também são de cidadania”, explica Graça Ramos, idealizadora da coleção.
“Conhecer a história de cada um dos palácios e o seu funcionamento possibilitará que crianças e adolescentes descubram o quanto eles são fundamentais para o fortalecimento de nossa democracia”, enfatiza a historiadora de arte e mestre em literatura brasileira, deixando bem claro que os adultos também poderão usufruir da leitura dos livros.
Lançamento
Ao todo, três autores e três ilustradores deram vida ao projeto. O livro sobre o Congresso Nacional foi escrito pelo cearense Tino Freitas e ilustrado pelo brasiliense Kleber Sales. Já a obra dedicada ao Supremo Tribunal Federal (STF) tem autoria da jornalista amazonense Conceição Freitas, que vive em Brasília, com ilustrações do carioca Mano Wladimir. Por fim, o livro sobre o Palácio do Planalto foi escrito pelo carioca Otávio Junior, em parceria com a equipe Quereres, e ilustrado pela curitibana Bruna Assis Brasil.
As obras serão lançadas nesta quarta-feira (2/4) e estarão disponíveis para compra online, no site da editora Quereres, com entrega para todo o país. A coleção Palácios da Democracia conta com o patrocínio da Fundação Matias Machline, via Lei Rouanet.
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
