Tempo de Guerra: novo filme da A24 explora sobrevivência no Iraque
O filme Tempo de Guerra é dirigido e tem roteiro de Ray Mendoza, veterano de guerra que sobreviveu a uma batalha em Ramadi, no Iraque
Chancelado por diversos outros filmes de guerra, Tempo de Guerra, da A24, estreia nos cinemas nesta quinta-feira (16). A produção é baseada em uma história real vivida em Ramadi, no Iraque, e tem como diretor e roteirista o veterano Ray Mendoza — que sobreviveu ao conflito retratado.
O longa narra os acontecimentos de 2006, quando um grupo de soldados da Marinha dos Estados Unidos invade uma casa estratégica para garantir a passagem segura de tropas no dia seguinte. No entanto, a operação é comprometida quando eles são descobertos por inimigos, dando início a uma série de ataques enquanto tentam resistir e sobreviver.
Além de Mendoza, Tempo de Guerra também conta com a direção de Alex Garland. A narrativa é inteiramente centrada no grupo de soldados, com pouquíssimas cenas externas, o que reforça a sensação de confinamento e tensão.
Essa escolha narrativa gera duas experiências distintas: a primeira metade pode soar arrastada, já que o foco está na comunicação entre as equipes e na meticulosa preparação para a missão. Por outro lado, esse ritmo mais lento serve como construção de suspense, preparando o terreno para a ação que domina a segunda metade do filme.
A imersão no ambiente permite que o espectador acompanhe de perto as estratégias e entenda a complexidade da comunicação, essencial para a sobrevivência dos personagens.
O filme é, de fato, dividido em duas partes bem distintas. A primeira acompanha o ritmo estratégico e a preparação da missão, enquanto a segunda se transforma completamente após o grupo ser atacado, mergulhando o espectador em cenas intensas de ação.
Um dos grandes destaques da produção é o trabalho de som. Tiros, granadas, aviões e tanques tomam conta da narrativa, criando uma atmosfera imersiva e tensa — o áudio funciona quase como a única trilha sonora, reforçando ainda mais a sensação de realismo.
Com o avanço do conflito, a missão dos soldados passa a ser garantir socorro aos feridos e, principalmente, lutar pela própria sobrevivência. Nesse momento, o filme aposta em uma abordagem mais humana: gritos, expressões de desespero e atuações marcantes deixam claro o sofrimento físico e psicológico dos personagens. A proposta da direção é evidenciar o medo e a vulnerabilidade desses homens, trazendo o público para dentro da experiência.
Diferente de muitos filmes de guerra, Tempo de Guerra não foca em cenas explícitas de mortes ou sangue. A produção aposta em uma fotografia pálida, com tons predominantemente beges e de pouca saturação, reforçando a aridez e a carga emocional do cenário. A câmera alterna entre planos abertos e closes expressivos, o que intensifica a imersão e aproxima o espectador da tensão vivida pelos personagens.
Outro acerto da direção foi manter a narrativa totalmente centrada no grupo de soldados, sem recorrer a cortes para flashbacks ou subtramas. Isso garante que toda a atenção permaneça no conflito, aumentando a sensação de ansiedade e apreensão conforme a trama avança.
Por fim, mesmo sem reinventar o gênero, o longa cumpre com competência sua proposta. Apesar de beber de referências clássicas, o filme é fiel ao que se propõe: retratar com realismo e intensidade a vivência de quem esteve em combate.
Últimas notícias
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
