3 filmes nacionais restaurados para exibição nos cinemas em 2025
Obras históricas de Rogério Sganzerla, Jorge Bodanzky, Orlando Senna e Luiz Sergio Person retornaram às telonas neste ano
O cinema nacional vive um momento especial e terá novidades exibidas nas telonas em 2025. Três filmes clássicos foram restaurados e estão em exibição nos cinemas do Brasil, com sessões especiais e debates com nomes históricos do audiovisual brasileiro.
O primeiro deles é A Mulher de Todos (1967), dirigido por Rogério Sganzerla. O filme estrelado por Helena Ignez já foi exibido em sessões especiais pelo país e seguirá com exibições exclusivas em 2025. O cronograma pode ser visto nas redes sociais.
Outro longa-metragem que foi restaurado é Iracema – Uma Transa Amazônica (1975). Dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, o filme faz parte da lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Estará disponível nos cinemas a partir de 24 de julho.
A história acompanha Iracema (Edna de Cássia), uma jovem de 15 anos que, ao chegar a Belém para o Círio de Nazaré, é tragada para a prostituição e passa a viajar com o caminhoneiro Tião Brasil Grande. Enquanto ele encarna a crença no progresso prometido pela ditadura militar, ela representa os marginalizados dessa época, em uma trama que denuncia as consequências da exploração na Amazônia.
O terceiro filme, que tem previsão de mais exibições no segundo semestre, é São Paulo Sociedade Anônima (1965). Com Eva Wilma, Walmor Chagas, Ana Esmeralda e Darlene Glória no elenco, a produção é dirigida por Luiz Sergio Person.
O filme acompanha a vida de Carlos, um homem de classe média que trabalha em uma fábrica de autopeças e tenta encontrar sentido em meio à alienação do trabalho, dos relacionamentos superficiais e do consumo. Através do olhar desiludido de Carlos, o filme retrata o vazio existencial de uma geração esmagada pelo progresso e pela lógica empresarial, revelando uma cidade em transformação — onde tudo se moderniza, exceto as relações humanas.
Bom momento do cinema nacional
Vale pontuar que, segundo dados da Ingresso.com, o período entre maio de 2024 e maio de 2025 registrou um aumento de 197% nas vendas de ingressos para filmes brasileiros em comparação ao período anterior.
No segundo semestre deste ano, outros filmes como O Último Azul e O Agente Secreto — destaques em Cannes — também prometem aquecer as buscas pelos cinemas.
Últimas notícias
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
