3 filmes nacionais restaurados para exibição nos cinemas em 2025
Obras históricas de Rogério Sganzerla, Jorge Bodanzky, Orlando Senna e Luiz Sergio Person retornaram às telonas neste ano

O cinema nacional vive um momento especial e terá novidades exibidas nas telonas em 2025. Três filmes clássicos foram restaurados e estão em exibição nos cinemas do Brasil, com sessões especiais e debates com nomes históricos do audiovisual brasileiro.
O primeiro deles é A Mulher de Todos (1967), dirigido por Rogério Sganzerla. O filme estrelado por Helena Ignez já foi exibido em sessões especiais pelo país e seguirá com exibições exclusivas em 2025. O cronograma pode ser visto nas redes sociais.
Outro longa-metragem que foi restaurado é Iracema – Uma Transa Amazônica (1975). Dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, o filme faz parte da lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Estará disponível nos cinemas a partir de 24 de julho.
A história acompanha Iracema (Edna de Cássia), uma jovem de 15 anos que, ao chegar a Belém para o Círio de Nazaré, é tragada para a prostituição e passa a viajar com o caminhoneiro Tião Brasil Grande. Enquanto ele encarna a crença no progresso prometido pela ditadura militar, ela representa os marginalizados dessa época, em uma trama que denuncia as consequências da exploração na Amazônia.
O terceiro filme, que tem previsão de mais exibições no segundo semestre, é São Paulo Sociedade Anônima (1965). Com Eva Wilma, Walmor Chagas, Ana Esmeralda e Darlene Glória no elenco, a produção é dirigida por Luiz Sergio Person.
O filme acompanha a vida de Carlos, um homem de classe média que trabalha em uma fábrica de autopeças e tenta encontrar sentido em meio à alienação do trabalho, dos relacionamentos superficiais e do consumo. Através do olhar desiludido de Carlos, o filme retrata o vazio existencial de uma geração esmagada pelo progresso e pela lógica empresarial, revelando uma cidade em transformação — onde tudo se moderniza, exceto as relações humanas.
Bom momento do cinema nacional
Vale pontuar que, segundo dados da Ingresso.com, o período entre maio de 2024 e maio de 2025 registrou um aumento de 197% nas vendas de ingressos para filmes brasileiros em comparação ao período anterior.
No segundo semestre deste ano, outros filmes como O Último Azul e O Agente Secreto — destaques em Cannes — também prometem aquecer as buscas pelos cinemas.
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
