Celebridades

Globo fez descoberta antes de demitir Daniela Lima: “De esquerda”

A jornalista e apresentadora foi demitida após dois anos como contratada da GloboNews

Por 7segundos com Metrópoles.com 05/08/2025 11h11
Globo fez descoberta antes de demitir Daniela Lima: “De esquerda”
Daniela Lima - Foto: Reprodução/Metrópoles.com

Na última segunda-feira, 5, a jornalista e apresentadora Daniela Lima acabou sendo demitida da GloboNews após dois anos de atuação da comunicadora na emissora.

Por meio de um comunicado, a Globo confirmou a saída de Daniela Lima e também de Mauro Paulino da emissora sob a justificativa de um “movimento permanente de renovação do quadro do canal”.

“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Catanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”, disse a emissora.

Pois bem, agora, a demissão da apresentadora ganha um novo capítulo. De acordo com informações do portal Folha de São Paulo, a Globo teria feito uma descoberta e demitiu Daniela Lima após uma pesquisa apontar GloboNews como ‘canal de esquerda’.

PESQUISA


Diante disso, a demissão seria então um começo de um movimento maior que será feito pela Globo em seu canal de notícias. A pesquisa em questão, com seu respectivo resultado, teria alertado os diretores de jornalismo da empresa, que decidiram agir.

De acordo com a fonte, o instituto Quaest fez um levantamento encomendado pela cúpula da GloboNews. A pesquisa acabou sendo apresentada para os espectadores no segundo trimestre deste ano. Assim, os assinantes afirmaram que consideram a emissora um “canal de esquerda”.

Dessa forma, o que acabou surpreendendo o canal é que o resultado acabou mostrando que a linha editorial seria alinhada à narrativa de partidos como PT e PSOL. Além disso, espectadores da GloboNews afirmaram que se sentem incomodados com brigas ao vivo. Além de análises políticas irônicas, numa crítica ao tom informal de alguns apresentadores e comentaristas.

Outro fato que acabou não passando despercebido foi sobre a falta de pontos de vista discordantes entre os comentaristas. Dessa forma, isso fez com que o canal, em linha adotada desde maio, passasse a convidar mais especialistas para participar de análises e debates.

Por fim, Daniela Lima acabou sendo considerada a personificação desta pesquisa por ter, de acordo com os assinantes, um posicionamento progressista e, supostamente, mais alinhado à esquerda sobre diversos assuntos.

Em suma, vale falar ainda que as suas postagens nas redes sociais, com críticas a ministros mais conservadores do STF, por exemplo, também pesaram na decisão.

GLOBO BATE O MARTELO


À fonte, a Globo diz que “o que tínhamos para falar sobre o assunto está na nota anteriormente divulgada”. “Mas ressaltamos o compromisso histórico da GloboNews com a pluralidade de ideias, ouvindo profissionais e pontos de vista variados que incentivem reflexões relevantes na sociedade”, afirma a empresa.