Ícone da cultura amazônica, Mestre Damasceno morre aos 71 anos
Mestre Damasceno, referência no carimbó, morreu nesta terça-feira (26/8), aos 71 anos, em Belém (PA)
Morreu na madrugada desta terça-feira (26/8), em Belém (PA), Damasceno Gregório dos Santos, conhecido como Mestre Damasceno. Ele tinha 71 anos e faleceu no Dia Municipal do Carimbó, data simbólica para a cultura do Pará. A notícia foi confirmada por familiares. O velório acontecerá às 16h no Museu do Estado do Pará, na capital paraense.
Em reconhecimento à sua importância, o Governo do Estado do Pará decretou luto oficial e o Ministério da Cultura divulgou nota de pesar, chamando-o de “liderança inquestionável da cultura marajoara”.
Desde 22 de junho, Mestre Damasceno estava internado em Belém. Ele passou pelo Hospital Jean Bittar e depois foi transferido para o Hospital Ophir Loyola, onde estava na Unidade de Terapia Intensiva tratando pneumonia e insuficiência renal. Em junho, também foi diagnosticado com câncer em estágio metastático, que atingia pulmão, fígado e rins.
Nascido em 1954 na Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, Mestre Damasceno dedicou mais de 50 anos à preservação e valorização das tradições do arquipélago do Marajó. Aos 19 anos, perdeu a visão em um acidente de trabalho, mas transformou sua trajetória por meio da arte.
Referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral, Damasceno também criou o Búfalo-Bumbá de Salvaterra, manifestação junina que combina teatro popular, elementos da natureza amazônica e cultura quilombola. Ao longo da carreira, compôs mais de 400 músicas e gravou seis álbuns, consolidando-se como símbolo de resistência e força cultural do Norte do Brasil.
Entre seus feitos mais recentes está a composição de A Mina é Cocoriô!, samba-enredo escolhido pela escola Grande Rio para o Carnaval de 2025, em homenagem ao Pará.
Últimas notícias
Alfredo Gaspar critica “blindagem quase intransponível” de bancos e garante continuidade da CPMI
Pilar celebra 154 anos de emancipação com atrações nacionais e série de entregas
Deputada Cibele Moura participa de entrega de kits do programa “Meu ciclo na escola”
Ângelo Farias leva o Na Mira da Notícia para a Francês FM e estreia formato do programa com imagem
Vorcaro movimentou R$ 151 milhões com rede privada de saúde
Homem é condenado a 33 anos por matar ex-companheira a facadas na frente do filho
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
