Ícone da cultura amazônica, Mestre Damasceno morre aos 71 anos
Mestre Damasceno, referência no carimbó, morreu nesta terça-feira (26/8), aos 71 anos, em Belém (PA)
Morreu na madrugada desta terça-feira (26/8), em Belém (PA), Damasceno Gregório dos Santos, conhecido como Mestre Damasceno. Ele tinha 71 anos e faleceu no Dia Municipal do Carimbó, data simbólica para a cultura do Pará. A notícia foi confirmada por familiares. O velório acontecerá às 16h no Museu do Estado do Pará, na capital paraense.
Em reconhecimento à sua importância, o Governo do Estado do Pará decretou luto oficial e o Ministério da Cultura divulgou nota de pesar, chamando-o de “liderança inquestionável da cultura marajoara”.
Desde 22 de junho, Mestre Damasceno estava internado em Belém. Ele passou pelo Hospital Jean Bittar e depois foi transferido para o Hospital Ophir Loyola, onde estava na Unidade de Terapia Intensiva tratando pneumonia e insuficiência renal. Em junho, também foi diagnosticado com câncer em estágio metastático, que atingia pulmão, fígado e rins.
Nascido em 1954 na Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, Mestre Damasceno dedicou mais de 50 anos à preservação e valorização das tradições do arquipélago do Marajó. Aos 19 anos, perdeu a visão em um acidente de trabalho, mas transformou sua trajetória por meio da arte.
Referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral, Damasceno também criou o Búfalo-Bumbá de Salvaterra, manifestação junina que combina teatro popular, elementos da natureza amazônica e cultura quilombola. Ao longo da carreira, compôs mais de 400 músicas e gravou seis álbuns, consolidando-se como símbolo de resistência e força cultural do Norte do Brasil.
Entre seus feitos mais recentes está a composição de A Mina é Cocoriô!, samba-enredo escolhido pela escola Grande Rio para o Carnaval de 2025, em homenagem ao Pará.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
