Série Dias Perfeitos muda final do livro e Clarice ganha novo destino
A série Dias Perfeitos acompanha o livro até certo ponto, mas muda o desfecho e dá outro destino à protagonista
Baseada na obra homônima de Raphael Montes, a série Dias Perfeitos não segue à risca o desfecho do livro. A produção opta por oferecer um caminho de esperança para Clarice (Julia Dalavia) e coloca Téo (Jaffar Bambirra) diante das consequências de seus crimes.
A adaptação assinada por Claudia Jouvin e dirigida por Joana Jabace acompanha de perto a trama literária até o sétimo episódio. Nesse ponto, a história mostra Clarice ficando paraplégica após um acidente de carro e, em seguida, despertando do coma sem memória. Assim como no livro, Téo aproveita a amnésia da jovem para manipular a situação, insistindo que os dois eram noivos e viviam um romance.
O rapaz ainda convence Helena (Fabiula Nascimento) de que Clarice foi a responsável pela morte de Breno (Elzio Vieira). A advogada consegue arquivar o caso do desaparecimento e, enganada, passa a apoiar a falsa relação entre a aspirante a roteirista e o psicopata.
A diferença mais marcante da série está no olhar da própria Clarice. Aos poucos, ela começa a ter flashes da experiência em cativeiro, embora não consiga distinguir o que é memória real ou fruto de imaginação. O reencontro com Diana (Heloísa Honein) em um restaurante muda tudo: é ela quem a alerta sobre Téo e a coloca em contato com Laura (Julianna Gerais), melhor amiga que a ajuda a reconstruir lembranças.
Depois de recuperar a memória, Clarice decide agir. Com Laura, elabora um plano de vingança: as duas drogam Téo com substâncias alucinógenas por meio de uma refeição, levando-o a perder o controle. No confronto final, ocorrido no corredor de um prédio, Clarice e a amiga conseguem se livrar do agressor e o empurram da escada, enquanto Marli (Clarissa Pinheiro) chama a polícia.
O final da série mostra Clarice tentando retomar a vida, mesmo marcada pela paraplegia e pelos traumas. Téo, por sua vez, é enviado para uma instituição psiquiátrica, onde passa a ser sedado pelos enfermeiros — ironicamente, da mesma forma como fazia com a vítima dele.
Como termina o livro
O livro de Raphael Montes apresenta dois desfechos: o oficial e um alternativo, disponível apenas na edição de colecionador lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2025.
Na versão original, Clarice descobre que está grávida ao despertar do coma. Ela mantém o relacionamento com Téo, mas o surpreende ao sugerir que o nome da filha seja Gertrudes — nome do cadáver usado por Téo em aulas de anatomia e única confidente dele. A sugestão deixa em aberto a possibilidade de que Clarice esteja começando a recuperar as lembranças.
No final alternativo, Clarice não sobrevive ao acidente. Téo, então, passa a ter alucinações com ela, chega a desenterrar o corpo e a chama de Gertrudes. Essa versão também inclui a morte da mãe da protagonista — um elemento que a série decidiu incorporar.
Últimas notícias
Musical infantil Wish anima o Bosque das Arapiracas neste domingo (26)
[Vídeo] Feira de Tecnologia do Santa Esmeralda destaca inovação e aprendizado prático
Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após agressão
Homem é flagrado agredindo clientes e seguranças em bar na orla da Ponta Verde
Apresentador de TV descobre ao vivo que sua mulher contratou matador de aluguel para executá-lo
Garçom, tem Pitú? Veja o meme que tomou conta do Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
