Branca de Neve e mais: os maiores fracassos do cinema em 2025
O cinema em 2025 foi marcado por grandes estreias e muitas foram fracassos de bilheteria ou de crítica. Veja a lista e entenda por quê
O ano de 2025 foi desafiador para o mundo do cinema com várias produções ficando marcadas pelo fracasso, seja de audiência, de crítica ou até mesmo dos dois. Até mesmo franquias consolidadas e histórias com grandes orçamentos aparecem na lista de piores lançamentos de 2025.
Ao longo do ano, diversas produções ambiciosas ficaram bem abaixo das expectativas, acumulando prejuízos milionários e provocando frustração nos estúdios. O Metrópoles separou as principais delas e relembra os motivos que levaram às produções ao fracasso em 2025.
Branca de Neve
O live-action da clássica animação da Disney de 1937 foi um dos grandes fracassos nos cinemas em 2025. Cercado de polêmicas, o filme teve um desempenho ruim em bilheteria, arrecadando cerca de cerca de 205 milhões de dólares, valor abaixo do orçamento estimado de 250 milhões de dólares.
Além disso, a produção também sofreu rejeição da crítica, somando apenas 39% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que agrega críticas de cinema e de televisão, e sendo alvo de review bomb no IMDB — quando vários usuários publicam avaliações negativas com o objetivo de prejudicar a reputação ou venda de um produto.
O fracasso do filme também ocorreu em meio a controvérsias sobre decisões do filme, como a escolha da atriz Rachel Zegler para o papel de Branca de Neve e a representação dos Sete Anões com CGI e não com atores contratados.
Coração de Lutador: The Smashing Machine
Estrelado por Dwayne Johnson (The Rock), a cinebiografia do lutador Mark Kerr não foi muito bem durante as exibições nos cinemas.
Mesmo com boa recepção da crítica, com 71% de aprovação no Rotten Tomatoes, e altas expectativas nas temporadas de premiação, o longa foi um desastre comercial. Ao todo, o filme arrecadou apenas 6,1 milhões de dólares mundialmente, pouco mais de um décimo do orçamento de 50 milhões de dólares.
Nas Terras Perdidas
Adaptação de três histórias escritas por George R.R Martin, autor consagrado pelo universo de Game of Thrones, o filme Nas Terras Perdidas foi um fracasso tanto de bilheteria como de crítica.
No Rotten, o longa amargou uma aprovação de 24%, uma das mais baixas do ano no site que coleta críticas de especialistas, e também fracassou em audiência, arrecadando 5 milhões de dólares quando teve orçamento estimado de 55 milhões de dólares.
Christy
A cinebiografia de Christy Martin, pioneira do boxe feminino nos anos 1990, também fracassou em audiência nos Estados Unidos (EUA). Apesar do filme apresentar uma trama forte e que agradou 66% da crítica, segundo o Rotten, a produção teve uma das piores estreias do ano em bilheteria.
Além disso, o longa foi lançado em meio às polêmicas de Sydney Sweeney, que participou de uma campanha publicitária que usava a expressão “bons genes” para descrevê-la. Loira e de olhos azuis, a atriz acabou associada a discursos racistas e eugenistas em ascensão nos EUA, o que gerou críticas tanto a ela quanto à marca e não ajudou a divulgação do filme.
Capitão América: Admirável Mundo Novo
Primeiro filme com Sam Wilson (Anthony Mackie) usando o codinome de Capitão América no Universo Cinematográfico da Marvel, a produção também foi um fracasso de audiência. Mesmo arrecadando 415 milhões de dólares bilheteria, os valores foram muito abaixo do esperado.
O filme também não agradou a crítica e está entre as produções da Marvel com menores avaliações no Rotten Tomatoes, com 46% de aprovação, ao lado de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023), que tem a mesma avaliação.
Tron: Ares
O novo filme no universo de Tron está também na lista de grandes fracassos de 2025. Apesar de contar com um grande elenco como Jared Leto, Greta Lee e Evan Peters, a produção teve uma arrecadação global de 142 milhões de dólares com um orçamento estimado em 180 milhões de dólares.
O enredo do filme, que envolvia o encontro da humanidade com seres de Inteligência Artificial de Tron não agradou parte da crítica e somou 53% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Elio
A Pixar também teve uma animação na lista de fracassos do ano com Elio, longa que acompanha um garotinho que deseja ser abduzido por alienígenas.
Mesmo aplaudido pela crítica, com 83% no Rotten Tomatoes, o filme fracassou comercialmente com uma arrecadação de cerca de 154 milhões de dólares, apenas um pouco acima do orçamento estimado da produção: 150 milhões de dólares.
Five Nights at Freddy’s 2
A sequência do filme de terror pode até ter atraído os fãs para a nova produção sobre os segredos sombrios dos animatrônicos. No entanto, foi um fracasso segundo a crítica, com apenas 16% de aprovação no Rotten Tomatoes, em sua maioria, criticando o excesso de repetição de fórmulas e tentativas frustradas de dar sustos nos espectadores.
The Electric State
Dirigido pelos Irmãos Russo após sucesso com filmes da Marvel, The Electric State também fracassou em 2025. Lançado apenas na Netflix, o filme mostra uma realidade distópica em que uma jovem (Millie Bobby Brown) se une a grupo com robôs e contrabandistas em busca do irmão desaparecido.
Ambicioso e com um grande orçamento, de mais de 320 milhões de dólares, o longa fracassou na opinião da crítica e teve apenas 14% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Últimas notícias
Homem é assassinado dentro de residência no Fernão Velho, em Maceió
Imagens registram briga generalizada durante show no Jaraguá
PM cumpre mandado de prisão contra acusado de tentativa de homicídio em Piacabuçu
Três armas de fogo e 3kg de drogas são apreendidos pela Polícia Militar
Trama golpista: prisões são mantidas após audiência de custódia
Benício Huck se oferece para 'reformar' a casa da mãe de amigo de Vini Jr.
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
