Nota do Salgueiro escancara disputa de bicheiros pelo Carnaval do Rio
Antes de entrar na avenida, o Salgueiro compartilhou uma “nota preventiva” e afirmou confiar plenamente na Liesa para apuração do Carnaval
A “nota preventiva” do Salgueiro, que antes mesmo de entrar na avenida declarou a “plena confiança” na apuração da Liga das Escolas de Samba (Liesa) nas notas do Carnaval do Rio de Janeiro, fez mais que retomar um desconforto causado após o resultado do ano anterior. O comunicado escancarou como os líderes da velha e nova cúpula do Jogo do Bicho usam a folia como disputa de poder.
A rixa, que foi tema de séries como Os Donos do Jogo e do documentário Vale o Escrito, tem como principais nomes dois dos maiores representantes de cada uma das divisões dos contraventores cariocas: Aniz Abrahão David, o Anísio, patrono da Beija-Flor; e Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho, patrono do Salgueiro.
Entenda a polêmica
No Carnaval de 2025, um erro na planilha de notas divulgada pela Liesa colocava a Grande Rio como primeira colocada, segundo os critérios de desempate.
A campeã daquele ano, porém, foi a Beija-Flor. Vale lembrar que Gabriel David, presidente da Liga, é filho do patrono da agremiação azul e branca, Anísio Abraão David.
À época, o Salgueiro foi uma das escolas a condenar a conduta da Liesa nas redes sociais.
“Aos ladrões de plantão, fica o aviso: o Salgueiro não irá se intimidar com essa quadrilha de canalhas que está tentando acabar com o Carnaval”, compartilhou a escola de samba na ocasião.
No comunicado compartilhado pelo Salgueiro antes do último dia de desfiles na Sapucaí, a escola faz questão de citar o nome de Gabriel David, presidente da Liesa e filho de Anísio, motivo suficiente para apontar uma suposta indireta ao herdeiro da escola campeã do Carnaval carioca de 2025.
“Confiamos na lisura, no comprometimento e na condução séria da Liesa, sob a presidência de Gabriel David, bem como na coordenação e no corpo de julgadores selecionados”, afirma o Salgueiro na nota.
Essa não é a primeira vez que as escolas de samba usam as redes sociais como palco de troca de farpas. Em 2025, Grande Rio, Mocidade, Unidos de Padre Miguel e a própria Salgueiro compartilharam publicações em repúdio a uma suposta falta de transparência da liga.
Vale lembrar que Helinho de Oliveira, presidente de honra da Grande Rio, é primo de Adilsinho. A Mocidade, por sua vez, tem como patrono o contraventor Rogério de Andrade, atualmente preso, considerado líder da nova cúpula do Jogo do Bicho.
Últimas notícias
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
Sefaz amplia acessibilidade e garante atendimento com intérprete de Libras no Nise Conecta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
