Aplicações e ferramentas da internet mudam o modo como o torcedor acompanha o futebol
Jogos fora de casa e campeonatos de segunda e terceira divisões podem ser vistos através da internet
A grande paixão dos brasileiros vem passando por transformações e as conhecidas dificuldades em assistir aos jogos do futebol ao vivo já não fazem mais sentido.
Jogos fora de casa e campeonatos de segunda e terceira divisões podem ser vistos através da internet já que sites voltados para o público esportivo e ferramentas que permitem acompanhar as partidas em tempo real já são realidades.
Uma grande mudança nessa dinâmica de transmissão foi a série C do Brasileirão deste ano. Mais de 80 partidas desse campeonato, que não é tão badalado nos veículos tradicionais, estão sendo transmitidos pela britânica DAZN, através do aplicativo e do site da empresa.
Portanto, há uma notória mudança de comportamento do telespectador, que pode ser claramente visualizada através dos números: mais de um milhão de visualizações durante os jogos da primeira rodada da série C foram registrados nas plataformas disponibilizadas pela DAZN.
Redes sociais também transmitem futebol
Não precisa ser especialista em ambiente virtual e ferramentas da internet para fazer parte desse time de torcedores conectados.
Até o velho conhecido Facebook já está entrando com tudo nesse nicho de transmissão via streaming pois os jogos da Libertadores da América podem ser assistidos através do perfil da Conmebol Libertadores (@CopaLibertadores), às quintas, na rede social.
Nem só de reality show vive o pay-per-view
Mas não só de gratuidade vive a internet. Existem opções pagas e ‘semi-pagas’ que dão aos assinantes pacotes bem completos e conteúdos variados de futebol (campeonatos regionais, nacionais e internacionais) e de uma gama de outros esportes.
O mais conhecido, entre os pagos, é o Premiere Play, que oferece possibilidades de campeonatos diversos ao vivo e com exclusividade.
O serviço custa pouco mais de R$ 50 e pode ser contratado no próprio site do Premiere Play.
Já os ‘semi-pagos’ são serviços oferecidos de forma vinculada às operadoras de telefonia e TV por assinatura.
O cliente que possui vínculo com a operadora leva também o acesso a alguns canais de esportes como, por exemplo, o SporTV.
O fato é que a forma como atualmente se consome esporte, sobretudo o futebol, mudou muito pois as empresas estão cada vez mais focadas em atender às novas demandas dessa geração de consumidores conectados.
O mercado recebeu bem as novidades e os acessos às ferramentas digitais só crescem.
Portanto, a chegada dos serviços de streaming, a popularização das TVs por assinatura, as redes sociais e as mudanças no comportamento dos consumidores de conteúdo esportivo estão derrubando as barreiras entre o esporte e o torcedor.