Futebol

Globo usa a tragédia para me atingir, diz presidente do Fla

Rodolfo Landim vive impasse com a emissora por conta de disputa de direitos de tv

Por Terra 13/02/2020 16h04
Globo usa a tragédia para me atingir, diz presidente do Fla
Pai de vítima sobre acordo do Flamengo: 'Queria ver meu filho feliz' - Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse que a TV Globo prepara-se para atacá-lo "enquanto pessoa física", em represália à decisão da diretoria do clube de não firmar acordo com a emissora para a transmissão de seus jogos do Campeonato Carioca. A Globo nega a acusação (conforme comunicado no final do texto).

Em contato com a reportagem do Terra, Landim afirmou que "amigos com trânsito na cúpula da emissora" lhe garantiram que a Globo está contrariada com a resistência do Flamengo, que não aceita a quantia proposta pelos direitos de transmissão do Carioca (em torno de R$ 17 milhões), e que, por isso, vai passar a mirá-lo em seu noticiário.

"Querem agora me atingir fisicamente, como pessoa física", declarou. "(A Globo) Faz campanha contra o clube com fins comerciais e vem pautando toda a imprensa, explorando a tragédia do Ninho do Urubu".

Em contato com o Terra, a Globo rebateu Landim. Leia o texto enviado pela emissora na íntegra:

"A ilação sugerida pelo Flamengo não tem cabimento. Chega a ser ofensiva. O marco de um ano desde o trágico acontecimento mais do que justifica a recente cobertura, que vem sendo feita por todos os veículos de imprensa.

Ao longo de todo 2019, a Globo exibiu partidas do Flamengo em todas as competições que o clube disputou, com uma cobertura à altura da excelente campanha esportiva do clube. E nem por isso deixou de registrar cada nova notícia sobre a tragédia do Ninho do Urubu. Sempre com a isenção, a correção e o respeito que um acontecimento tão trágico exige de quem faz bom jornalismo. ??? 

Como aconteceu no caso de tantas outras tragédias e acontecimentos marcantes, o incêndio no Ninho do Urubu recebeu atenção total da equipe da Globo – assim como dos demais veículos. No dia 8 de fevereiro de 2019, a Globo alterou sua programação e não exibiu os programas ‘Mais Você’, ‘Bem Estar’ e ‘Encontro com Fátima Bernardes’.

Durante os últimos 12 meses, acompanhou todos os desdobramentos do caso, sempre ouvindo as partes envolvidas. Foram inúmeras entrevistas e dezenas de matérias sobre o assunto ao longo do ano, exibidas nos telejornais e programas da Globo. Todas estão disponíveis no Globoplay. A Globo não mistura jornalismo e negócios. Nosso compromisso é com a divulgação isenta das informações do interesse do público".