Murici

Ex-atletas do Murici denunciam falta de pagamento de premiações do clube

Valor supostamente devido é referente a premiação pela conquista da vaga na Copa do Brasil deste ano

Por 7 Segundos 08/07/2021 16h04 - Atualizado em 19/07/2021 09h09
Ex-atletas do Murici denunciam falta de pagamento de premiações do clube
Murici saiu na frente com dois gols no primeiro tempo, mas ASA foi para cima e conquistou empate - Foto: Fábio Lopes

O Murici segue tendo uma performance ruim na Série D. Com apenas 3 pontos, o clube vem tendo problemas para subir de produção na competição nacional. Porém, fora de campo, a situação também não parece ser tranquila.

Segundo 7 ex-atletas do clube (Caio Matias, Adrian, Rayan, Etinho, Douglas Gandon, Nona e Clayton), o Verdão da zona da mata alagoana ainda não pagou uma premiação prometida em caso de conquista da vaga da Copa do Brasil em 2021. A disputa aconteceu no dia 16 de agosto de 2020.

O advogado que representa o grupo de atletas, Fábio Menezes de Sá Filho, explica que os atletas buscaram um acordo com a direção algumas vezes, mas que até hoje não foram atendidos.

- No dia 20.08.2020, os atletas quando foram solicitados para deixar o alojamento do clube disseram que só fariam isso quando houvesse alguma garantia escrita de que receberiam a premiação prometida pelo Murici a eles. O Prefeito Olavo Calheiros Neto preencheu um documento de próprio punho, identificando-se como pessoa física que iria se comprometer a pagar 120 mil reais. No documento, que foi registrado em cartório e com firma reconhecida, apenas identifica o devedor e o valor devido. Não informa a quem e quando seria pago. Ademais, identifica erroneamente que a premiação seria por suposta conquista da Copa do Brasil de 2020. Na verdade, foi a conquista da vaga alagoana pela seletiva do estadual para a Copa do Brasil de 2021. Outra questão que é extremamente importante verificar é o envolvimento do clube até porque a receita da Copa do Brasil de 2021 que o clube recebeu (em anexo há notícia que informa ser devido ao Murici em valor bruto R$ 560 mil) é que serviria para pagar aos funcionários partícipes da conquista de tal vaga. A matéria ganha força no momento, pois a CBF se comprometeu a dar um aporte financeiro exatamente de 120 mil reais para os clubes que vão disputar a Série D (não só esses clubes, mas os do futebol feminino e da Série C também).

O advogado complementou, explicando que o prefeito de Murici, Olavo Calheiros Neto, se comprometeu a pagar a premiação dos atletas.

- Para não ter pago com a receita da Copa do Brasil de 2021, o Prefeito Olavo Calheiros Neto informou ao atleta Etinho que toda a receita que o Murici receberia foi bloqueada na CBF para pagar outras dívidas. Mas isso não resolve a dívida que o Murici possui com os seus funcionários que conquistaram a referida vaga na Copa do Brasil de 2021 - disse Fábio.

Os jogadores até agora não entraram com uma ação judicial contra o Clube, mas o representante do grupo afirma não descartar a possibilidade.

- Então, estamos no momento com essa questão para ser explicada, quanto ao termo de confissão de dívida que segue em anexo, sobre o envolvimento do clube Murici quanto ao dever de ser responsável pelo pagamento da premiação de 120 mil, a quem deverá ser pago tal valor (informalmente se sabe que 27 pessoas, pelo menos, concorrem para receber o referido montante) e até quando deveria isto acontecer (o pagamento). A correção da informação de que não foi pela conquista da Copa do Brasil de 2020, mas da vaga para a Copa do Brasil de 2021 vai ser uma consequência da resposta que será dada - concluiu.

Após tentativa de contato, a reportagem não teve respostas do prefeito Olavo Calheiros.