Morre o ex-presidente do COI, Jacques Rogge
Dirigente anunciou a vitória do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016
Morreu na manhã deste domingo o médico belga Jacques Rogge, aos 79 anos, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional que ficou conhecido no Brasil ao anunciar, em 2009, a vitória do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Ele é o antecessor do atual chefe da confederação, Thomas Bach.
Jacques foi atleta da vela e representou a Bélgica nos Jogos de 1968, 1972 e 1976. Ele também presidiu os Comitês Olímpicos da Bélgica e da Europa. Formado em medicina, Jacques era cirurgião ortopédico e especializado em medicina esportiva.
O motivo da morte não foi confirmado pelos familiares. Rogge deixa a esposa, dois filhos e dois netos. O COI decretou luto oficial de cinco dias e hasteou todas as bandeiras da entidade a meio mastro em sinal de respeito.
- Ele foi um presidente talentoso, ajudando a modernizar e transformar a entidade. Ele será lembrado principalmente por ser o campeão do esporte juvenil e pela inauguração dos Jogos Olímpicos da Juventude. Ele também foi um defensor ferrenho do esporte limpo e lutou incansavelmente contra os males do doping - declarou o atual presidente Bach.
- Desde que fomos eleitos membros do COI juntos, compartilhamos um maravilhoso vínculo de amizade, e isso continuou até seus últimos dias, quando todo o Movimento Olímpico e eu ainda podíamos nos beneficiar de sua contribuição, em particular no Conselho da Fundação Olímpica para a Cultura e patrimônio - completou.
Últimas notícias
Prefeitura de Maragogi define reajuste salarial para servidores da Educação e estabelece calendário de pagamento
Aos 35 anos, influenciadora afirma ter orgulho de ainda ser virgem
'Guiana brasileira' volta a viralizar após estreia de Portugal na Copa
Cibele Moura amplia base política e anuncia aliança com Ivana Toledo, em Penedo
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
