Futebol

Polícia Federal vai investigar jogadores argentinos por falsidade ideológica

PF quer entender como os jogadores entraram no país

Por Yahoo Esportes 07/09/2021 10h10
Polícia Federal vai investigar jogadores argentinos por falsidade ideológica
Jogo entre Brasil e Argentina foi paralisado no último domingo (5) por agentes da Anvisa - Foto: Marcello Zambrana/Anadolu Agency via Getty Images

A Polícia Federal vai investigar quatro jogadores argentinos por falsidade ideológica. São eles Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso. A informação foi revelada pela Globo News.

Um inquérito foi aberto pela PF no último domingo, após autoridades identificarem que os jogadores deram informações falsas ao chegarem no Brasil. Eles assinaram um documento alegando que não passaram pelo Reino Unido nos últimos 14 dias. No entanto, os quatro jogadores são de times ingleses e estavam no país antes de voltarem à América do Sul para servir a seleção argentina.

Segundo a GloboNews, a investigação será conduzida pela delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos, por onde os argentinos chegaram na última sexta-feira (3). A falsificação do documento é considerada crime no Brasil.

Os jogadores também estão sendo investigados por descumprir medidas sanitárias em decorrência da pandemia, uma infração administrativa. Os jogadores já deixaram o Brasil e estão na Argentina.

Nesta segunda-feira (6), o jornalista Octávio Guedes, do G1, divulgou um documento em que a Anvisa afirma que os documentos com declarações falsas foram preenchidos por Fernando Ariel Batista, membro da delegação da Argentina.

O jornalista revelou que, segundo a Anvisa, tudo começou com um rumor, de que os quatro jogadores argentinos teriam entrado de forma irregular. Quando o problema foi confirmado, a Anvisa teria entrado em contato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para informar sobre o problema.

A CBF, então, teria informado a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). “O chefe de equipe da seleção argentina, assim como membros da Conmebol e CBF foram notificados sobre a ocorrência, tendo recebido a orientação de que os 4 jogares em questão deveriam permanecer nos seus referidos quartos, não podendo participar do treino na Arena Neo Química, previsto para as 18h30 de sábado”, diz o documento da Anvisa, revelado pelo G1.

Reunião no sábado à tarde

No sábado, às 17h, aconteceu uma reunião com representantes da CBF, da Conmebol e autoridades sanitárias. Os argentinos, por sua vez, participaram como ouvintes. Segundo Octavio Guedes, estavam na reunião a equipe técnica do Ministério da Saúde, o ministro da Saúde, a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica e Sanitária e a Coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

No entanto, autoridades sanitárias orientaram a Conmebol e a AFA à fazerem um pedido de excepcionalidade para que os jogadores pudessem jogar no domingo sem nenhum tipo de problema. A análise seria feita pelo Ministério da Saúde e haveria ainda um posicionamento da Casa Civil. Segundo a Anvisa, o pedido nunca foi feito.