Conmebol nega pedido do Atlético-MG para anulação de jogo das semifinais contra o Palmeiras
Pedido foi motivado por possível irregularidade no gol do Palmeiras
A Conmebol, por meio de sua Comissão Disciplinar, negou o pedido feito pelo Atlético-MG para anular o gol do Palmeiras, marcado por Dudu, e repetição partida do dia 28 de setembro, duelo válido pela partida de volta das semifinais da Libertadores, disputada no Mineirão.
A decisão foi tomada pelo presidente da Comissão Disciplinar, Eduardo Gross Brown e divulgada no site da entidade nesta terça-feira, 5 de outubro. O Galo ainda pode recorrer, mas terá 24 horas para tentar reverter a situação e ir à Comissão de Apelação da Conmebol.
O empate por 1 a 1 classificou o Palmeiras pelo critério de gols qualificados fora de casa, já que o jogo de ida terminou em 0 a 0, no Allianz Parque, no dia 21 de setembro. O pedido de anulação alvinegro partiu pela invasão de campo do atacante palmeirense Deyverson antes que a jogada do gol de Dudu fosse concluída.
Na documentação enviada pelo Galo, o clube anexou imagens da invasão do campo do atacante Deyverson antes da conclusão do lance que originou o gol de Dudu, empatando a partida e eliminando o time alvinegro da competição sul-americana.
O Atlético pediu a instauração de Procedimento Disciplinar contra o Palmeiras, tendo como base de sua argumentação o artigo 62, item 1, alínea “b”, do Código Disciplinar 2021, querendo uma sanção ao clube paulista, na forma do artigo 7, item 3, alínea T do mesmo regramento, para (i) anular o gol marcado por Dudu e determinar o resultado da partida em 1 x 0 para o Atlético-MG, o que o classificaria para a final da Libertadores.
- A teor da regra 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board, se, após a marcação de um gol o arbitro perceber que um jogador substituto da equipe que o marcou se encontrava dentro do campo naquele momento, o arbitro deve invalida-lo e reiniciar o logo com um tiro livre direto, executado do local em que a pessoa extra estava- dizia o ofício do Atlético para a Conmebol.
Outro ponto de argumento para os pedidos do Atlético foi a súmula do árbitro Wilmar Roldán, que diz ter visto a invasão de campo de Deyverson com o auxílio do VAR, o que gerou até um cartão amarelo para o jogador do Palmeiras.
- Merece realce que a presença do atleta substituto Deyverson Brum Silva Acosta dentro do campo foi percebida pelo árbitro da partida após a marcação do gol e antes de o jogo ser reiniciado, conforme se extrai da Súmula da Partida. Tanto e assim que o referido atleta foi apenado com cartão amarelo justamente pela invasão ao campo, o que desvela a aplicação incorreta das regras do logo, especialmente aquela prevista no item 3.9 do Laws of the Game 21/22 da International Football Association Board - diz outra parte do ofício, que prosseguiu:
- Nesse sentido, eleva-se que não se está diante de má interpretação dos fatos, mas, em verdade, de erro de direito flagrante e inescusável, que teve como consequência a assinalação de gol notoriamente invalido, o qual deu acesso indevido ao Palmeiras a final da Copa Libertadores 2021- completou o time mineiro.
Veja também
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
