Após derrota em casa, Fluminense vê chance de Libertadores distante e G6 cada vez mais improvável
Fluzão vem vacilando nas últimas rodadas
No início do segundo turno do Brasileiro, o Fluminense tinha poucas chances de conquistar a classificação para a Libertadores da próxima temporada, com apenas 13,8% de probabilidade. Após 15 rodadas, e vivendo uma sequência instável, o Tricolor não melhorou nas estatísticas (confira abaixo). A cinco jogos do final da temporada, o time provavelmente não conseguirá encerrar o campeonato no G6, mas ainda pode atingir seu principal objetivo.
Embora a mudança de comando, no final do primeiro turno, tenha gerado expectativa por uma segunda etapa de Brasileiro mais consistente, a realidade provou o contrário. Assim como no primeiro turno, o Fluminense seguiu sem conseguir emplacar sequências de invencibilidade. Em 45 pontos disputados, a equipe conquistou apenas 20. Para chegar à média dos sextos colocados nos últimos cinco anos, o grupo precisaria de aproximadamente mais 14 pontos. Em outras palavras, ganhar todos os duelos até o fim do Brasileiro.
Ainda que não seja impossível, a chance de haver triunfo tricolor nos cinco confrontos finais é remota. Somado a isso, a derrota para o Juventude na última quarta-feira diminuiu ainda mais as probabilidades de classificação do Flu, que agora tem apenas 13,1% de chances. Os dados são do site "Chance de Gol". Já de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances são de 16,3%. Contudo, o clube pode atingir a meta por outras vias nesta temporada.
As vagas para a Libertadores ainda podem aumentar além das seis normais, já que apenas brasileiros decidem a principal competição continental (Palmeiras x Flamengo) e a Sul-Americana (Athletico-PR x Red Bull Bragantino). Além disso, Atlético-MG, líder do Brasileirão, e Athletico, atual 14º colocado, fazem a final da Copa do Brasil. Caso os campeões estejam na zona de classificação, pode se tornar até G9.
Baseado na média de pontuação dos clubes em outras edições, o Tricolor precisaria de mais 12 pontos para ocupar o G7, isto é, quatro vitórias e um empate. Para a oitava colocação, apenas nove pontos são necessários. Em termos de placar, são três vitórias. Para ocupar G9, o Flu precisaria de oito pontos, ou seja, duas vitórias e dois empates. Porém, qualquer um dos cenários simulados dependem do resultado de outros clubes, diferente do G6.
Sem conseguir regularidade na competição, o Fluminense se vê em um cenário desconfortável na reta final do Brasileiro. Enquanto a sexta colocação se torna improvável, no sentido matemático, o time tem menos chances de classificação para a Libertadores do que há 15 rodadas. Desta forma, o Tricolor terá de lutar para encerrar o ano com o objetivo conquistado.
Veja também
Últimas notícias
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
