Após derrota em casa, Fluminense vê chance de Libertadores distante e G6 cada vez mais improvável
Fluzão vem vacilando nas últimas rodadas
No início do segundo turno do Brasileiro, o Fluminense tinha poucas chances de conquistar a classificação para a Libertadores da próxima temporada, com apenas 13,8% de probabilidade. Após 15 rodadas, e vivendo uma sequência instável, o Tricolor não melhorou nas estatísticas (confira abaixo). A cinco jogos do final da temporada, o time provavelmente não conseguirá encerrar o campeonato no G6, mas ainda pode atingir seu principal objetivo.
Embora a mudança de comando, no final do primeiro turno, tenha gerado expectativa por uma segunda etapa de Brasileiro mais consistente, a realidade provou o contrário. Assim como no primeiro turno, o Fluminense seguiu sem conseguir emplacar sequências de invencibilidade. Em 45 pontos disputados, a equipe conquistou apenas 20. Para chegar à média dos sextos colocados nos últimos cinco anos, o grupo precisaria de aproximadamente mais 14 pontos. Em outras palavras, ganhar todos os duelos até o fim do Brasileiro.
Ainda que não seja impossível, a chance de haver triunfo tricolor nos cinco confrontos finais é remota. Somado a isso, a derrota para o Juventude na última quarta-feira diminuiu ainda mais as probabilidades de classificação do Flu, que agora tem apenas 13,1% de chances. Os dados são do site "Chance de Gol". Já de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances são de 16,3%. Contudo, o clube pode atingir a meta por outras vias nesta temporada.
As vagas para a Libertadores ainda podem aumentar além das seis normais, já que apenas brasileiros decidem a principal competição continental (Palmeiras x Flamengo) e a Sul-Americana (Athletico-PR x Red Bull Bragantino). Além disso, Atlético-MG, líder do Brasileirão, e Athletico, atual 14º colocado, fazem a final da Copa do Brasil. Caso os campeões estejam na zona de classificação, pode se tornar até G9.
Baseado na média de pontuação dos clubes em outras edições, o Tricolor precisaria de mais 12 pontos para ocupar o G7, isto é, quatro vitórias e um empate. Para a oitava colocação, apenas nove pontos são necessários. Em termos de placar, são três vitórias. Para ocupar G9, o Flu precisaria de oito pontos, ou seja, duas vitórias e dois empates. Porém, qualquer um dos cenários simulados dependem do resultado de outros clubes, diferente do G6.
Sem conseguir regularidade na competição, o Fluminense se vê em um cenário desconfortável na reta final do Brasileiro. Enquanto a sexta colocação se torna improvável, no sentido matemático, o time tem menos chances de classificação para a Libertadores do que há 15 rodadas. Desta forma, o Tricolor terá de lutar para encerrar o ano com o objetivo conquistado.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
