Ministro da Economia diz que árabes vão comprar clubes brasileiros
Paulo Guedes deu essa declaração em viagem pelo Oriente Médio
O futebol foi assunto na visita da comitiva presidencial do Brasil a países do Oriente Médio nesta semana. O ministro da Economia Paulo Guedes, que esteve com o presidente Jair Bolsonaro nos Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrein, deu uma informação que atiçou torcedores de times endividados.
Guedes afirmou que investidores árabes devem fazer muitos negócios no Brasil e nisso podem acontecer a compra de dois clubes brasileiros.
“Eles vem com investimentos. Vão investir em estradas, em poços de petróleo, até em clubes de futebol. Eles anunciaram: “calma, nós vamos comprar dois times; estamos examinando e vamos comprar dois times”, disse Paulo Guedes, sem dar pistas de quais seriam estes clubes.
O ministro citou casos de clubes europeus que foram comprados pelos árabes para exemplificar como poderiam ser os negócios, e brincou com a torcida dos integrantes da comitiva.
“Eles compraram o Manchester United, compraram o Cristiano Ronaldo. Então, vários brasileiros da comitiva começaram a pensar. Eu mesmo pensei: “vem ser sócio do Flamengo”. Aí tinha um outro lá do lado, que é vascaíno, e falou: “vem para o Vasco”. Eu falei “olha, vai perder dinheiro”. Tinha um outro palmeirense, que falou para comprar o Palmeiras”.
Negócio ainda é novo no Brasil
Apesar do otimismo do ministro Paulo Guedes, a compra de clubes brasileiros ainda não é algo tão popular. Talvez por ainda encontrar a resistência dos torcedores, mas principalmente pelo formato da direção dos clubes, com conselheiros que comandam as ações e famílias passando por gerações no poder.
O caso de maior sucesso aconteceu com o Bragantino, que em 2019, antes do início da Série B, foi comprado pela Red Bull. Em pouco mais de dois anos os resultados já aparecem com o time do interior paulista aparecendo entre os melhores do Brasileirão e disputando o título da Copa Sul-Americana.
Na temporada passada uma especulação da negociação entre o Fortaleza e o bilionário russo Ivan Savvidis, movimentou o noticiário esportivo. As partes chegaram a conversar, mas por conta da pandemia, as negociações acabaram esfriando.
Veja também
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
