Futebol

Formiga se aposenta da Seleção Brasileira Feminina

Volante é dona de vários recordes com a camisa da seleção brasileira

Por Yahoo Esportes 25/11/2021 16h04
Formiga se aposenta da Seleção Brasileira Feminina
Formiga confirma aposentadoria - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A partida desta noite entre a Seleção Brasileira Feminina e a Índia, na abertura do Torneio Internacional de Futebol Feminino, que também terá as participações das seleções da Venezuela e do Chile, marcará a despedida oficial de Formiga, volante histórica da Seleção Canarinho. Aos 43 anos, Formiga disputou 233 partidas com a camisa amarela, além de competir em sete edições de Jogos Olímpicos e outras sete Copas do Mundo.

Com tamanha relevância no cenário do futebol mundial, seja feminino ou masculino, Formiga recebeu mensagens de carinho de diversas personalidades do mundo da bola, como o Rei Pelé e a Rainha Marta, Cristiane, Sissi (sua ex-companheira de Seleção Brasileira), Megan Rapinoe, Cafu, Marquinhos e Alisson. Um vídeo, que faz parte da campanha #F8rmigaInterminável, publicado pelo perfil oficial da Seleção Brasileira Feminina documentou os recados.

Ainda fazendo parte de sua despedida, Formiga participou do The Players Tribune, espaço onde atletas publicam artigos e concedem entrevistas exclusivas. No texto intitulado Não Aprendi Dizer Adeus, Formiga diz que: "Eu queria mostrar para as meninas que elas podem ser o que quiserem. Você pode ser mulher. Você pode ser negra. Você pode ser nordestina. Você pode ser lésbica. Você pode jogar futebol. Você pode tudo. O mundo é seu!".

Mais do que o papel esportivo, Formiga reconhece seu papel social com a representatividade, sendo integrante de diversas minorias, que tem com as futuras gerações de mulheres no esporte: "A seleção tinha várias meninas negras como eu. E os diretores insistiam que a gente tinha de deixar o cabelo crescer ou alisar. “Vocês precisam ser mais femininas”, eles diziam. Mas eu era justamente o contrário do padrão que esperavam de mim."

Confira o cronograma detalhado do Torneio que marca a despedida da craque:

25 de novembro (quinta-feira)

Chile x Venezuela - 19h

Brasil x Índia - 22h

28 de novembro (domingo)

Índia x Chile - 18h

Brasil x Venezuela - 21h

01/12 (quarta-feira)

Venezuela x Índia - 18h

Brasil x Chile - 21h