Fifa vai investigar denúncia contra a Federação Equatoriana que pode levar o Chile à Copa

A Fifa decidiu, nesta quarta-feira, abrir uma investigação para apurar a denúncia da Associação de Futebol do Chile (ANFP) contra a Federação Equatoriana de Futebol. Nela, os chilenos alegam que o lateral Byron Castillo nasceu na Colômbia e não poderia atuar pela seleção do Equador nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
Dessa forma, os chilenos entraram com um pedido para que o Equador perca todos os pontos das partidas em que o jogador foi utilizado. Essa mudança alteraria a classificação das Eliminatórias e daria a vaga na Copa do Qatar ao Chile.
Em resposta à denúncia, a Federação Equatoriana de Futebol afirmou que a documentação do atleta estava correta e que não há qualquer motivo para alguma punição.
Apesar do argumento, o Comitê de Disciplina da Fifa. irá investigar o caso. Com isso, qualquer decisão poderá ser contestada no Comitê de Apelações da entidade e também caberá recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte.
- Abriu-se uma investigação porque, preliminarmente e sem avançar no mérito, a Fifa entendeu que existem indícios de uma possível adulteração e agora vai se aprofundar no mérito, ouvindo a posição do jogador e da federação equatoriana. Desde o começo venho dizendo que estamos convictos de que o jogador nasceu na Colômbia e falsificou a certidão de nascimento no Equador, e mostramos isso com documentos à FIFA. Agora chegou a vez do atleta e da FEF se explicarem – disse o advogado brasileiro Eduardo Carlezzo, que representa o Chile no caso.
- Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas - alega a ANFP, em nota.
Na classificação das Eliminatórias, Peru e Colômbia ficaram na frente do Chile, mas como Castillo não enfrentou essas duas seleções, não ganhariam os pontos. A seleção chilena entraria no lugar do Equador na Copa do Mundo, que está no Grupo A, com Qatar, Senegal e Holanda.
Veja também
Últimas notícias

Vice-prefeito e secretário de Infraestrutura acompanha contenção de encostas

Criança fica ferida após colisão entre motos na Avenida Fernandes Lima

Governador em exercício recebe representantes sindicais no Palácio República dos Palmares

Adolescente com 'ossos de vidro' morre, aos 15 anos, em Feira de Santana

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
