Futebol

Estátua de Maradona é devolvida por ser muito cara

Prefeitura de Nápoles anunciou a devolução ao artista criador da obra

Por Yahoo Esportes 24/02/2023 10h10
Estátua de Maradona é devolvida por ser muito cara
Estátua de Maradona ficava no estádio do Napoli, mas não durou mais de um ano e meio lá. - Foto: Francesco Pecoraro/Getty Images

Um ano e meio depois de ser inaugurada, a estátua de Diego Armando Maradona, posicionada no setor Distinti do estádio que leva o nome do craque argentino, em Nápoles, na Itália, foi retirada do local onde estava exposta e será devolvida a Domenico Sepe, criador da obra, por, de acordo com informações publicadas pela imprensa italiana, ter um valor muito alto.

De acordo com o Il Mattino, periódico local, a estátua é avaliada em mais de 30 mil euros, cerca de R$ 163 mil na cotação atual. Em nota, o município revelou que: "A obra oferecida em doação mesmo face ao seu valor nada modesto, pode expor a administração municipal a ações. A instalação da obra parece capaz de devolver ao doador um benefício significativo em termos de visibilidade, mas tal benefício, além de chocar com a gratuidade da doação, pode ser atraente e contestável por outros artistas".

Chateado com a devolução, Domenico Sepe se pronunciou, também ao jornal italiano, dizendo que: "Eu me sinto ofendido pela parte em que se supõe que quero receber apenas fama pelo trabalho". O autor da obra de arte ainda foi criticado por muitos torcedores do Napoli por conduzir a bola com o pé direito, mesmo sendo canhoto.

Casalnuovo di Napoli, município que fica na região metropolitana de Nápoles, se ofereceu para receber a estátua. Massimmo Pelliccia, prefeito de Casanuovo, se manifestou dizendo que: "Nápoles não quer? Casalnuovo está disposta para comprar a estátua de Maradona e colocá-la na cidade".

Resta saber agora onde é que a obra que faz homenagem ao craque argentino, falecido em novembro de 2020, será colocada para exposição ao público que deseje vê-la.