Futebol

Brasil x Venezuela: empate entra para lista de vexames da Seleção em casa neste século

Canarinho levou gol de bicicleta no fim do jogo, em Cuiabá, pelas Eliminatórias

Por Lance! 13/10/2023 10h10
Brasil x Venezuela: empate entra para lista de vexames da Seleção em casa neste século
Brasil decepcionou a torcida em Cuiabá com o empate com a Venezuela - Foto: Nelson Almeida/AFP

Em resultado surpreendente, o Brasil empatou em 1 a 1 com a Venezuela, jogando em Cuiabá-MT, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Apesar de ser um placar incomum, ele não é o único da Seleção atuando em casa neste século. Além do famoso 7 a 1, no Mineirão, em 2014, a Canarinho decepcionou contra seleções inferiores da América do Sul nesses últimos 22 anos.

Contra os próprios venezuelanos, por exemplo, não foi a primeira que isso aconteceu nos últimos tempos. Em 2019, na Fonte Nova, pela Copa América, o Brasil não saiu do 0 a 0 sob o comando do técnico Tite.

Dez anos antes, em 2009, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, a Seleção recebeu a Venezuela em Campo Grande-MS e também não tirou 0 a 0 do placar. Naquela época, a direção técnica era do tetracampeão Dunga, mas já estava com a vaga para o Mundial da África do Sul garantida - a partida foi na última rodada.

Cerca de um ano antes desse empate diante dos venezuelanos, foi a vez de o Brasil de Dunga decepcionar contra da Bolívia, pelas mesmas Eliminatórias: 0 a 0 no Nilton Santos, com direito a muita vaia do torcedor e pedidos pela demissão do treinador.

Já pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, quando a Seleção oscilou demais, o empate em casa vexaminoso foi diante do Peru, no Morumbi, sob o comando de Emerson Leão. Depois de sair na frente com Romário, a igualdade veio com Pajuelo: 1 a 1.

Por fim, não podemos deixar de citar o maior vexame da Seleção em todos os tempos, que foi o 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão. A equipe do técnico Felipão foi atropelada pelos alemães, ficou fora da final e ainda foi amassada por 3 a 0 pela Holanda na disputa do terceiro lugar.