Futebol

Santos busca ‘rodada perfeita’ para afastar rebaixamento e brigar pela Sul-Americana

Peixe enfrenta o Cuiabá nesta segunda (6) e pode igualar o adversário em pontos

Por Lance! 06/11/2023 10h10
Santos busca ‘rodada perfeita’ para afastar rebaixamento e brigar pela Sul-Americana
Treinador está bancado no cargo até a partida contra o Coxa - Foto: Raul Baretta / Santos FC

Em ascensão no Brasileirão, o Santos viu praticamente todos os adversários diretos na luta contra o rebaixamento entrarem em campo e sabe a importância de uma vitória sobre o Cuiabá, nesta segunda-feira (6).

Com os resultados da rodada, o Peixe pode saltar para a 12ª colocação na tabela em caso de triunfo. Se isso acontecer, o time do técnico Marcelo Fernandes estará mais perto de uma vaga para a Copa Sul-Americana do que do Z4.

A SITUAÇÃO

• Corinthians (13º), Bahia (14º) e Cruzeiro (16º) perderam na rodada e estacionaram na pontuação. O Timão tem 40 pontos, enquanto os outros dois somam 37.

• O Peixe é o 15º, com os mesmos 37 pontos da Raposa e do Tricolor. Em caso de vitória sobre o Cuiabá (12º), o Santos ultrapassa todos eles e atinge 40 pontos, superando o Corinthians pelo número de vítorias no critério de desempate.

• O Alvinegro, porém, não ultrapassa o Dourado. O adversário desta segunda-feira tem melhor saldo de gols e ambos empatariam no número de vitórias.

• Mesmo não superando o Cuiabá, o Santos iguala os pontos em caso de vitória e passa a sonhar com voos mais altos no Brasileirão. Isso porque o Dourado está na zona de classificação para a Sul-Americana. Três times acima (Internacional, São Paulo e Fortaleza) têm 42 pontos, apenas dois a mais que o Peixe neste cenário hipotético.

DISTÂNCIA DO Z4, MAS OLHO LÁ EMBAIXO

• Se vencer, o Santos abre cinco pontos de vantagem em relação ao Goiás, o 'primeiro' do Z4 com 35 pontos. Assim, o Peixe estaria mais perto da zona da Sul-Americana do que dos quatro últimos.

• Porém, o Peixe também seca o Vasco (atual 18º) na rodada, que enfrenta o líder Botafogo também nesta segunda-feira. Em caso de vitória no clássico carioca, o Cruzmaltino atinge 37 pontos e encurta a distância do Z4 para o Santos.

• Se o Vasco vencer e o Santos perder, o Cruzeiro entra na zona do rebaixamento por ter menos vitórias. No entanto, a Raposa conta com uma partida atrasada, justamente contra o Cruzmaltino.

TUDO SOBRE O JOGO DE HOJE

O essencial duelo do Santos diante do Cuiabá acontece depois do jogo do Vasco (19h). O Peixe entra em campo às 21h, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.